Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Campanha CAAB de Vacinação contra H1N1 (Encerrado)

ENCERRADO!

Consulte campanhas atuais da CAAB na PÁGINA INICIAL

A Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), inicia no dia 22 de abril a Campanha CAAB de Vacinação contra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ocasionada pelo vírus Influenza A – H1N1. Por conta do número reduzido de doses disponibilizadas para a Bahia vamos, inicialmente, imunizar advogados portadores do Cartão Advantagens (cartão do associado da CAAB), com idade igual ou superior a 60 anos e gestantes.
A gripe H1N1 já causou mais de 100 mortes em todo o país. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o momento foram registrados 25 casos, com seis mortes, em todo o Estado. Para ajudar no combate à doença, a CAAB vai disponibilizar vacinas para todas as subseções da OAB-BA.
A vacina não será ministrada em pessoas com histórico de reação alérgica a qualquer dos componentes, ou a ovo. Será aplicada a vacina tetravalente, que imuniza contra quatro tipos de cepa do vírus influenza. Alertamos que podem ocorrer reações como vermelhidão, dor leve no local da aplicação e até febre baixa.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) Luiz Viana, que também é presidente do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), autorizou auxílio financeiro para aquisição de vacinas para os advogados em todo o país e declarou: “O FIDA destina-se à integração e ao desenvolvimento assistencial de advogadas e advogados, razão pela qual participa financeiramente deste importante programa nacional de vacinação, junto com a Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), sob a liderança do presidente OAB nacional Claudio Lamachia”.
O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, ressalta que essa é mais uma ação de prevenção e cuidado pela saúde do advogado baiano. “É importante prevenir e evitar que esses profissionais sofram impactos negativos ou precisem interromper sua rotina de trabalho por uma doença sazonal, que pode ser evitada com uma vacina. Os desafios são diversos, porém, a Caixa de Assistência, mais uma vez, cumpre o seu papel mantendo todo o empenho pelo melhor para o advogado e sua saúde”.
A vacinação começa no dia 22 de abril (sexta-feira), das 9 às 17h, exclusivamente na sede da CAAB.
A partir do dia 25 de abril os pontos de vacinação em Salvador são: Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM – Campo da Pólvora), Fórum Regional do Imbuí e na sede da CAAB (Praça Conselheiro Almeida Couto, 656 – Nazaré). Atendimento das 9h às 17h, enquanto durar o estoque.
Gripe H1N1 – Informações e orientações
O que é a Influenza A – H1N1?
Influenza A/H1N1 é um vírus que pode afetar o sistema respiratório provocando gripe e, em alguns casos, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos.
Quais os sintomas?
Dentre os sintomas da gripe H1N1 estão a febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dores muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto pessoa-pessoa ou através de objetos contaminados, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Alguns casos apresentam ainda:
Dor local: músculos
No aparelho gastrointestinal: diarreia, náusea ou vômito
No corpo: febre, calafrios ou fadiga
No nariz: congestão, nariz escorrendo ou espirros
Também é comum: dor de cabeça, dor de garganta ou tosse
Medidas de prevenção:
Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
A automedicação é perigosa e deve ser evitada.