Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB participa de solenidade de inauguração do novo Fórum de Serrinha

Luiz Coutinho - Serrinha (89)
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, Luiz Coutinho, participou, na manhã desta sexta-feira (22/11), da solenidade de inauguração do Fórum Luiz Viana Filho, em Serrinha, distante 175 quilômetros de Salvador. Também estiveram no evento o governador Rui Costa; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo; a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago; o juiz da comarca local Lucas de Andrade Cerqueira Monteiro entre magistrados, promotores, advogados, religiosos e políticos.
Em seu discurso, Maria do Socorro Barreto disse que continua firme no propósito de aproximar a presidência desse tribunal dos fóruns onde há efetivamente a entrega da prestação jurisdicional. “Faço questão de me aproximar de comarcas onde existem juízes produtivos, pois a sociedade precisa de juízes produtivos”.
Luiz Coutinho disse que um fórum novo, com uma estrutura melhor para atender os advogados e também a população, é muito importante. “Porém, esperamos que o Tribunal de Justiça dote essa unidade de juízes e de servidores para que a prestação jurisdicional, como afirmou a desembargadora Maria do Socorro Barreto, chegue mais perto do povo de Serrinha e região, facilitando também a vida dos advogados que precisam trabalhar”, frisou o presidente, acrescentando que acredita muito no trabalho e na competência profissional da desembargadora e que agora é hora de lutar para construir a sede da OAB-BA em Serrinha.
Para Sabino Gonçalves, presidente da subseção da OAB-BA de Serrinha, o novo fórum já é um divisor de águas, uma vez que por longos anos o município esteve abandonado pelo Tribunal. “Graças a Deus, a partir de 2015 o TJ-BA teve sensibilidade e passou a olhar pelo município, que hoje conta com duas varas de juizado, além de uma vara cível e outra criminal”, destaca lembrando que hoje a comarca precisa de magistrados. “Mas existe uma forte esperança, bastante renovada entre os advogados, os quais acreditam que esse problema será solucionado. Isso vai ser bom para todos, advogados e sociedade”.
AUTORIDADES PRESENTES – Também participaram da solenidade de inauguração do fórum o prefeito da cidade Osni Araújo; a corregedora regional do Ministério Público Severina Patrícia Fernandes; a defensora pública Andressa Priscila Pereira; os desembargadores Emílio Salomão Resedá e Cíntia Maria Pina Resende e o corregedor-geral de Justiça Osvaldo de Almeida Bonfim.