Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Luiz Coutinho lança livro sobre o desafio da educação de presos

post01
“Atrás das Grades – O desafio da educação de presos no século XXI” é o mais novo livro do criminalista, professor e doutor Luiz Coutinho. A obra é fruto de um profundo trabalho de pesquisa para sustentação da tese que lhe garantiu o título de Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino, e estrutura-se em três importantes pilares: prisão, educação e socialização. O lançamento será no dia 15 de dezembro, às 17h, na Fundação João Fernandes da Cunha – Largo do Campo Grande, 584.
O autor, que é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAAB), órgão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, sustenta que a prisão gera um processo de “dessocialização” do recluso, que representa uma forma arbitrária de absorção da cultura carcerária para garantir sua sobrevivência no presídio. Faz ainda uma análise do sistema prisional brasileiro, realista como advogado criminalista, crítica como professor e utópica como pesquisador.
Luiz Coutinho, com mais de 20 anos atuando na profissão, discorre sobre direitos humanos, pontuando que o discurso e prática são conflitantes e que na realidade existe apenas um simbolismo intitulado de respeito aos direitos fundamentais. O autor também questiona os objetivos explícitos e implícitos da Lei de Execuções Penais, lembrando que é preciso incluir para socializar, evitando a construção de prisões em lugar de escolas.
Por se tratar se um tema de grande importância e bastante atual, uma vez que o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, o livro se transforma, desde já, numa fonte de pesquisa para futuros debates sobre a questão do preso, sua educação e socialização. Portanto, uma obra recomenda para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais dos diversos campos do Direito.
SERVIÇO:
O QUE: Lançamento do livro “Atrás das Grades – O desafio da educação de presos no século XXI”
ONDE: Fundação João Fernandes da Cunha – Largo do Campo Grande, 08 – Salvador-BA
QUANDO: 15 de dezembro de 2016, às 17h
EDITORA: Casa Coronel Pitá