Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB no combate à hipertensão e o diabetes

Hipertensão
Sempre priorizando ações que promovam a saúde de advogados e advogadas, a CAAB realizará mais uma campanha de combate à hipertensão arterial e o diabetes. Para isso, vai oferecer procedimentos gratuitos de aferição da pressão arterial e medição de glicemia. A campanha vai ocorrer no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Rui Barbosa, no Campo da Pólvora, nos dias 7 e 8/02, sempre das 9h às 16h. Funcionários da Caixa de Assistência também serão atendidos.
HIPERTENSÃO – Dados do Ministério da Saúde apontam que um em cada três brasileiros é diagnosticado com hipertensão. Em 2015, a doença já afetava 24,9% da população e esse índice tende a crescer, infelizmente. Estudo realizado em conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York, prevê que até 2025 o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, vai aumentar cerca de 80%.
Médicos e especialistas afirmam que toda a sociedade deve se conscientizar e iniciar a prevenção e o tratamento para evitar a pressão alta. O uso do cigarro, sedentarismo, obesidade, má alimentação e álcool são os motivos que elevarão o número de pessoas com hipertensão.
Alguns números:

  • 420 mil pessoas morrem, por ano, em consequência de AVC (acidente vascular cerebral), segundo a Organização Mundial da Saúde.
  • Males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no país.
  • 300 mil brasileiros são vítimas de infarto agudo do miocárdio.
  • Doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil.

 DIABETES – Relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde em outubro de 2016 mostrava que mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no país.
Ainda de acordo com o estudo da OMS, no Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).
O excesso de peso afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade 20,1% e a inatividade física 27,2. O diabetes provoca a morte de 72.200 brasileiros com mais de 30 anos e representa 6% de todas as mortes. O excesso de glicose no sangue é responsável por mais 106.600 mortes por ano no Brasil.
Programe-se, participe da campanha, monitore sua saúde e tenham uma vida mais saudável.
SERVIÇO:
O que: Campanha Nova CAAB de prevenção e combate à hipertensão e o diabetes
Onde: Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Rui Barbosa, no Campo da Pólvora
Quando: dias 07 e 08/02, sempre das 9h às 16h
Ações: aferição da pressão arterial e medição de glicemia
Público alvo: advogados, advogadas, estagiários e funcionários da CAAB