Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Dirigentes da CAAB participam da Semana Jurídica Ruy Barbosa 2017.1

Milton Jordão (à esq.) e Luiz Coutinho farão análise do Sistema Prisional


O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) Luiz Coutinho, e o diretor Milton Jordão participam da Semana Jurídica Ruy Barbosa 2017.1, cujo tema central é “Multidireitos: Diversidade e Interdisciplinaridade a serviço do Direito”. O evento será realizado no auditório da faculdade, no Rio Vermelho, de 03 a 07 de abril. Na quinta (06/04), às 9h30, Luiz Coutinho e Milton Jordão vão dividir o debate da Mesa Redonda– Sistema Prisional: Análise Crítica e Criminológicas com o advogado Aloísio Freire.
Durante o evento, o doutor em Direito Penal Luiz Coutinho fará o relançamento do livro “Atrás das Grades – O desafio da educação de presos no século XXI”, fruto de um profundo trabalho de pesquisa para sustentação da tese que lhe garantiu o título de Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino.
Essa mais recente obra de Luiz Coutinho estrutura-se em três importantes pilares: prisão, educação e socialização. O autor sustenta que a prisão gera um processo de “dessocialização” do recluso, que representa uma forma arbitrária de absorção da cultura carcerária para garantir sua sobrevivência no presídio. Faz ainda uma análise do sistema prisional brasileiro, realista como advogado criminalista, crítica como professor e utópica como pesquisador.
Luiz Coutinho, com mais de 20 anos atuando na profissão, discorre sobre direitos humanos, pontuando que o discurso e prática são conflitantes e que na realidade existe apenas um simbolismo intitulado de respeito aos direitos fundamentais. O autor também questiona os objetivos explícitos e implícitos da Lei de Execuções Penais, lembrando que é preciso incluir para socializar, evitando a construção de prisões em lugar de escolas.