Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Diretor da CAAB fala para jovens advogados sobre ações da instituição

01 ML
As funções desempenhadas pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) e o atendimento que a instituição presta aos advogados, advogadas, estagiários e dependentes, especialmente na questão social, foram apresentadas pelo diretor-tesoureiro, Maurício Leahy, durante a XI Sessão Ordinária do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA, que destacou a campanha em defesa da Mulher Advogada lançada recentemente e que recebe elogios em todo o país. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Direito Estácio, no Costa Azul, nesta quarta (26/04).
Após agradecer ao convite que o Conselho Consultivo da Jovem Advocacia da OAB-BA lhe fez para participar do evento, Maurício Leahy disse que os jovens advogados têm um papel fundamental no processo de fortalecimento da advocacia baiana e a CAAB reconhece isso. “Contem com a Caixa de Assistência, nos apresentem projetos e venham fazer parcerias com a Caixa. Tentaremos defender suas ideias como pudermos”, disse o diretor ao presidente do Conselho, Hermes Hilarião.
Maurício Leahy aproveitou a oportunidade para falar sobre como surgiu a Caixa de Assistência e seu objetivo principal que foi e continua sendo apoiar os profissionais que, por algum motivo, encontram-se em situação de vulnerabilidade financeira. Pessoas com doenças cônicas, doenças terminais que ficam impossibilitadas de advogar e por isso mesmo, precisam desses auxílios: extraordinário, funeral, natalidade, pecúlio e pecuniário. Cada caso é julgado pela diretoria para analisar o deferimento, afirmou o diretor: “A CAAB é o braço assistencial da OAB-BA. Ela não existe para defender prerrogativas, interesses do puder judiciário ou do poder público. Nós estamos ali para prestar assistência aos advogados e, podem acreditar, estamos fazendo isso na prática, no dia a dia”.
INVESTINDO EM SAÚDE – “Outro dia participei de um evento onde um advogado me perguntou para que serve a Caixa de Assistência. Então eu fiquei me questionando a quantidade de gente, estagiários, advogados, que não conhecem a CAAB, que nunca frequentou ou utilizou os serviços que ela oferece. Assistência é tudo aquilo que se refere ao bem estar dos advogados: saúde, esporte, lazer e assistência como o próprio nome diz. A CAAB é uma instituição com mais de 70 anos de existência, que prima por fazer sempre o melhor para a classe. Por isso, faço um convite para que vocês conheçam os nossos serviços e sejam o nosso exército na divulgação deles”.
O diretor-tesoureiro também falou dos serviços e benefícios que a CAAB oferece à classe, tanto na capital quanto no interior do Estado. “Acabamos de reformar e ampliar o Centro Odontológico, que tem quatro modernos consultórios, que não ficam a dever nada aos grandes centros de nossa cidade. Sem esquecer os serviços da área médica que estão à disposição de todos em nossa sede, no bairro de Nazaré. Atendimento com médico clínico, nutricionista e ginecologista”, destaca lembrado ainda do Clube de Vantagens CAAB, que tem mais de 1.300 convênios efetivados. “Também estamos ampliando para quatro o número de apartamentos que são usados por advogados que estão em Salvador a trabalho”, disse, acrescentando o serviço gratuito de transporte. “São seis vans amplas e confortáveis com wifi, adquiridas com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). Elas fazem itinerários que cobrem os principais destinos da classe advocatícia da Bahia, permitindo que os advogados deixem seus veículos nas garagens das suas casas ou escritórios, sem a preocupação com estacionamentos nem com o estresse do trânsito da cidade. Para usufruir, basta apresentar a Carteira da OAB-BA ou o Cartão CAAB”.
MULHER ADVOGADA – Maurício Leahy finalizou sua fala destacando a importante e arrojada campanha em defesa da Mulher Advogada, que a Caixa de Assistência colocou nas ruas e que vem recebendo elogios em todo o país. “Com o mote: ‘ADVOGADA! Respeite uma, respeite Todos’, a CAAB, numa decisão visionária do nosso presidente Luiz Coutinho, se engajou na luta pelo fortalecimento e empoderamento da mulher, e também pelo combate ao assédio moral e sexual”, ressaltou. “Estive no 39º Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência de Advogados (Concad), em Pernambuco, e todos os presidentes elogiaram e aplaudiram nossa campanha, solicitando material para trabalharem em seus estados.
Vocês, como já disse antes, precisam conhecer a CAAB, utilizar seus serviços e abraçarem nossas campanhas, como essa em defesa da mulher advogada. O apoio e a força de vocês são muito importantes para que consigamos atingir nossas metas”, finalizou Maurício Leahy.
FORMAÇÃO DA MESA – Além do presidente Hermes Hilarião e do diretor Maurício Leahy, estiveram na mesa alta Luiz Gabriel Batista Neves (membro honorário vitalício do CCJA), Marcos Lourenço de A. Santos (diretor de Relações Institucionais), Érica Batista V. de Meneses (diretora de Planejamento), Sarah Barros Galvão (vice-presidente) e René Martins Viana Filho (diretor de Relações com o Interior).

Clécio Max – Texto e fotos