Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Painel da Advocacia Criminal recebe palestra do presidente da CAAB na VI Conferência Estadual da Advocacia

Luiz Coutinho, presidente da CAAB


O último dia da VI Conferência Estadual da Advocacia abordou temas de interesse da classe e reuniu especialistas que discorreram em profundidade sobre aspectos vividos na rotina e os entraves para o exercício da profissão no Brasil. Nesta quarta-feira (18), o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, participou do painel Advocacia Criminal: Perspectivas Práticas. Ele, que é PhD em em Ciências Jurídicas e Sociais – UCE, apresentou as soluções propostas ao sistema prisional, que constam em sua mais recente obra: “Atrás das Grades – o Desafio da Educação de Presos no Século XXI.
Luiz Coutinho criticou a postura parcial adotada por alguns juízes e procuradores federais na Lava-Jato, que apura desvios de dinheiro na Petrobrás. O criminalista alegou que as decisões são, muitas vezes, pautadas pela imprensa. “A minha maior preocupação é que esse péssimo exemplo seja copiado por juízes em comarcas baianas, o estrago será ainda pior”.
Afirmando que sua fala não tem qualquer interferência partidária, Coutinho condenou a forma autoritária e os métodos  ilegais empregados nessa ação. Ele ressaltou que “o ideal mesmo é que a operação puna os corruptos que promovem atos ilícitos contra o País”.
Bradando pela garantia das prerrogativas, o presidente questionou alguns fatos que ocorrem no poder judiciário, com ofensa ao direito de defesa e à presunção da inocência. “Não podemos ser desrespeitados no exercício da nossa profissão. Se a Lei prevalecer, será o melhor resultado para todos”.

Luiz Coutinho recebendo o certificado de participação do presidente da mesa, Osvaldo Emanuel


A mesa foi presidida por Osvaldo Emanuel Alves, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Sistema Prisional da OAB-BA. Além de Luiz Coutinho, o painel ‘Advocacia Criminal: Perspectivas Práticas’ recebeu os criminalistas: Luiz Gabriel Batista Neves, Fabiano Pimentel e o presidente da subseção da OAB-BA, Humberto Lúcio Vieira da Silva e a advogada Dandara Lucas Pinho.

Fabiano Pimentel, Dandara Pinho, Luiz Coutinho, Osvaldo Emanuel, Luiz Gabriel e Humberto Lúcio Vieira


 
4

Dandara Pinho saúda Luiz Coutinho na composição da mesa