Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB entrega premiação a vencedores do concurso de fotografia

05

Leonellea Pereira, Luiz Coutinho, Pedro Nunes e Diogo Silva


Em solenidade realizada em sua sede, no bairro de Nazaré, em Salvador, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) entregou a premiação aos vencedores do 1º Concurso de Fotografia Pedro dos Santos Cirino (Baixinho da OAB). O concurso foi mais uma ação de sucesso da atual gestão em prol de advogados, advogadas e estagiários que puderam revelar habilidade e sensibilidade no trato com a fotografia, mostrando as belezas da Bahia, através de suas percepções, de seus olhares. Confira galeria de fotos abaixo.
O evento ocorreu na sede da CAAB, no bairro de Nazaré, em Salvador, no dia 23/11, onde estiveram presentes diretores da instituição, colaboradores e convidados. O concurso serviu para a classe homenagear o saudoso fotografo Pedro dos Santos Cirino, mais conhecido como Baixinho da CAAB, que nos deixou no dia 22 de julho.
Nessa primeira edição o grande vencedor foi Pedro Rocha Nunes (OAB-BA 24.604) com a foto por ele mesmo denominada de ‘Mãos que constroem’. Em segundo brilhou Leonellea Pereira (OAB-BA 32.346), com a foto ‘Travessia no Velho Chico’. Em seguida veio Diogo Barbosa e Silva (OAB-BA 42.307), autor da bela foto ‘Vértice da Baía’.
“Não sabíamos a falta que ele iria fazer, por estar tão presente em nossas vidas e no dia a dia dos eventos da CAAB e OAB. Portanto, era um dever nosso fazer essa homenagem ao Baixinho. Ao fazer isso, através de um concurso de fotografia, acreditamos que o fizemos feliz no bom lugar onde ele deve estar”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho.
Prosseguindo, o presidente acrescentou que uma das missões da Caixa de Assistência é promover ações que integrem ainda mais a classe. E a CAAB vem fazendo isso de várias formas, seja por meio do esporte como também da cultura. “Com o ADVcultural já realizamos o lançamento de três livros e agora coroamos mais um sucesso com a premiação do concurso de fotografia”, acrescentou, ressaltando que “para mim não valeu a competição e sim a participação de cada um de vocês e suas belas fotografias”.
A conselheira federal Ilana Campos também falou da saudade que Baixinho deixou e do seu lado sempre bem humorado para encontrar os advogados e lhe entregar uma ou mais fotos que produzira durante algum evento da Ordem. “Era uma boa pessoa, e um bom fotografo que atuou com coadjuvante da advocacia, registrando seus vários momentos. Sem esquecer que muitas vezes fazia fotos em eventos que realizávamos em nossas casas. Fico feliz por estar aqui entre colegas que amam a advocacia e a fotografia”, falou a conselheira.
Pedro Nizan Gurgel, secretário-geral adjunto da OAB-BA, disse que homenagear uma pessoa que se destacou por sua simplicidade, como foi o caso de Baixinho, não é coisa fácil, é muito difícil, e o presidente Luiz Coutinho conseguiu isso. “A ideia do concurso foi muito boa, principalmente por tirar do anonimato uma figura que sempre esteve ao nosso lado nos eventos da OAB”, frisou elogiando a iniciativa da Caixa de Assistência.
“Parabenizo a CAAB por essa iniciativa que possibilita os advogados que gostam da fotografia nos mostrar seus trabalhos que ficam eternizados com o concurso. Parabéns também pela homenagem ao Baixinho, que tanto nos acompanhou em eventos da Ordem. Através de sua sensibilidade ele nos mostrou sua visão sobre o dia a dia da advocacia”, acrescentou, sugerindo que o concurso entre para a grade de eventos anuais que a CAAB realiza.
Primeiro lugar no concurso, Pedro Rocha Nunes disse que não teve uma relação próxima com Baixinho, mas o via nos eventos da Ordem com frequência, e elogiou a iniciativa da CAAB tanto pela homenagem quanto pela forma encontrada para lembrar do Baixinho.
Ele também falou da atual gestão da Caixa de Assistência. “Tenho 10 anos de formado, mas sei o que essa gestão está fazendo para a interiorização dos serviços da CAAB.
Conversei sobre isso com o presidente Coutinho e lhe parabenizei pelo trabalho importante que sua administração vem fazendo para a classe tanto em Salvador quanto no interior do Estado”.
Prosseguindo, Pedro Rocha Nunes fez questão de lembrar que nunca houve essa efetiva ação da Caixa de Assistência no interior. “Nesse tempo de formado comecei a ouvir falar da CAAB há uns quatro anos. E há dois anos passei a ser testemunha de sua efetiva participação no dia a dia do advogado que atua no interior. Antes, no interior, sabíamos que existia alguma coisa na OAB que fazia alguma coisa pelo advogado do interior. Hoje, somos beneficiados pelas ações da CAAB”, destacou.
Autora da bela foto ‘Travessia no Velho Chico’, Leonellea Pereira também parabenizou a CAAB por criar o concurso e o dedicar ao Baixinho da OAB. “Como apaixonada pela fotografia, fico feliz por saber que a CAAB não se preocupa apenas com a nossa vida estritamente profissional ligada à advocacia. Prova disso são iniciativas voltadas para a saúde, o esporte e também da cultura, esta última muito bem representada por esse concurso de fotografia”.
Para Leonellea, que passou a gostar mais e praticar a arte de fotografar após o incentivo do namorado J. Santos, o concurso foi uma grande sacada da CAAB. “Não conheci Baixinho, mas só em saber que era uma pessoa que trabalhava com fotografia sei que ele tinha uma sensibilidade aflorada. Antes da máquina capturar uma imagem os olhos do fotografo já fez essa captura”, ressaltou sugerindo que o prêmio continue por muitos anos.
Também vencedor do concurso com a criativa foto ‘Vértice da Baía’, Diogo Barbosa e Silva (OAB-BA 42.307) agradeceu à CAAB pela iniciativa e por possibilitar que advogados que gostam da fotografia possam mostrar seus trabalhos através de um importante concurso. “Um concurso motivador. Tanto que minha noiva também participou. Parabenizo a atual gestão da Caixa de Assistência e faço isso na condição de advogados que utiliza os serviços de muito boa qualidade oferecidos pela CAAB à classe”.
Sobre Baixinho da OAB, Diogo Barbosa e Silva disse não o conheceu pessoalmente. “Mas vi que ele estava fotografando na solenidade em que recebi a minha Carteira da OAB”, acrescentou.