Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Diretor da CAAB é entrevistado no ‘6 em Ponto’ da Rádio Metrópole

07 ML
O diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Maurício Leahy, foi o entrevistado do programa ‘6 em Ponto’, da Rádio Metrópole, capitaneado por Geraldo Júnior, na manhã desta segunda-feira (12/03). Na conversa, Maurício Leahy falou de sua carreira profissional, dos avanços ocorridos na CAAB na atual gestão e também da ‘Salvador 10 Milhas – Corrida da Advocacia’, que será realizada no dia 25 de março e que vai reunir corredores de vários estados brasileiros no evento que também comemora os 469 anos da capital baiana. Confira abaixo galeria de fotos.
Formado em 1995 pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Maurício Leahy disse que sempre teve como foco advogar. “Respeitando todas as outras carreiras brilhantes da área jurídica, sempre mi vi sendo advogado e foi nesse caminho que trilhei e continuarei trilhando”, acrescentou lembrado que hoje tem o escritório Matos Valverde Trindade e Leahy (MVTL Advogados Associados) com mais quatro sócios. “É onde fazemos uma advocacia full service e estamos no mesmo endereço, no Itaigara, há 15 anos”.
Ao ser perguntado sobre o que é a CAAB, Maurício Leahy aproveitou para fazer um breve histórico de como surgiram as Caixas de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil. “Três advogados caminhavam, certa vez pela Vila Mariana, em São Paulo, quando se depararam com um casebre e lá encontraram um advogado em situação de total fragilidade financeira e de saúde, maltrapilho. Os três então decidiram criar a Caixa de Assistência que passaria a atuar na defesa e acolhimento de advogados em situação como essa”.
Maurício Leahy disse ainda que após a Caixa de Assistência de São Paulo foi criada a do Rio Grande do Sul e depois a CAAB, que em 2016 completou 70 anos de existência e muito trabalho em prol da classe na Bahia. “Ela é hoje um órgão que realmente presta assistência aos advogados. Possui personalidade jurídica própria, autonomia financeira e administrativa, mas não possui fins lucrativos. Existe com o objetivo maior de aperfeiçoar serviços, benefícios e ações assistenciais para os advogados, advogadas, estagiários e seus dependentes, regimentalmente estabelecidos”.
“Na verdade, eu digo que hoje as Caixas de Assistência evoluíram muito e não fazem apenas o assistencialismo. Hoje, do valor pago pelo advogado de anuidade para a OAB-BA 20% são repassados para a CAAB. Há esse repasse automático e essa gestão administrativa e financeira é feita por nós da diretoria da instituição, de forma a atender cada vez melhor os anseios e expectativas da classe”, destacou o diretor-tesoureiro.
Respondendo à pergunta do ouvinte Juscelino Santos se existe algum impedimento de diretores da CAAB ao exercício da advocacia, Maurício Leahy disse que não. “Somos diretores e doamos o nosso tempo para a instituição. É um trabalho voluntário e não recebemos nada por isso. Quando a gente entra nessa coisa da política institucional já sabe que será assim e o fazemos por amor à advocacia”, ressaltou lembrando que por semana dá no mínimo cinco turnos ou mais na CAAB nesse terceiro ano de gestão.
Lembrando do dinamismo do presidente da CAAB, Luiz Coutinho, Maurício Leahy disse que, em respeito a todos os ex-presidentes e ex-diretores, a atual gestão buscou criar uma cultura que pudesse dar maior visibilidade à Caixa de Assistência. “Nós temos hoje algo em torno de 55 mil advogados inscritos na OAB-BA e apenas cerca de 20% ou 30% conhecem o que é a CAAB e o que ela faz pela classe”.
O diretor-tesoureiro citou algumas das ações que a atual gestão promoveu na CAAB, para melhor atender aos advogados. “Nós reformamos e ampliamos o Centro Odontológico, fizemos o mesmo com o SPA, que ficou maravilhoso e é motivo de elogios por parte de gestores de outras Caixas de Assistência. Também ampliamos o Hotel de Trânsito, voltado para atender o advogado do interior que está em Salvador a trabalho”, acrescentou, lembrado ainda que na sede da CAAB, no bairro de Nazaré, são oferecidos atendimento com médico clínico, nutricionista e ginecologista.
“Também investimos no esporte como meio de se buscar melhor qualidade de vida e promover maior interação entre a classe. A CAAB não tinha cultura de participar de eventos esportivos e nós mudamos isso radicalmente. Participamos pela primeira vez dos Jogos do Nordeste, dos Jogos Nacionais onde advogados atletas de todo os país participam de várias modalidades esportiva. Também criamos a Copa de Futebol CAAB, que este ano terá a sua segunda edição, e lançamos o Pedal Legal. Opção para quem curte passeios de bike pela cidade nas noites de quinta-feira com total segurança. Sem esquecer o ADVerão, com etapas em Salvador e interior do Estado, oferecendo treino funcional, canoagem e Stand Up Paddle (SUP)”.
Maurício Leahy também destacou as campanhas de vacinação tanto na capital quanto no interior, a elogiadíssima campanha em defesa da mulher advogada denunciando todo e qualquer tipo de violência e assédio sexual contra as mulheres. “Com o apoio do presidente Coutinho fizemos um programa radical de interiorização das ações da CAAB de forma que tudo que oferecemos aos advogados de Salvador estamos tentando levar para o interior do Estado”.
O diretor-tesoureiro ainda falou do sucesso da campanha de recadastramento biométrico, resultado de uma parceria da CAAB com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). “Realizamos mais de 5 mil biometrias, na capital e interior, e durante essa campanha realizamos o #CorujãoDaBiometria, quando nossa sede ficou em funcionamento durante 72 ininterruptas de sexta a segunda-feira”, afirma Maurício Leahy destacando o importante apoio do presidente do Tribunal, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
Outro ponto abordado por Maurício Leahy na entrevista foi o sucesso do cartão ADVantagens CAAB, que hoje tem mais de 1.000 conveniados nos mais variados ramos e segmentos com descontos especiais para advogados em áreas como educação, academia, clínica de saúde, hotel, restaurante, troca de pneus, passagem aéreas etc. “Certa vez um advogado me falou que com um único convênio, com o qual conseguiu descontos na escola dos dois filhos, algo em torno de R$ 300 por mês, ela pagaria três anuidades da OAB-BA”.
Finalizando a conversa com Geraldo Júnior, Maurício Leahy falou da ‘Salvador 10 Milhas – Corrida da Advocacia’, evento realizado pela CAAB e a Jardel Moura – Assessoria Esportiva, que conta com o apoio da Qualicorp, NET e Prefeitura de Salvador. “Esse era um desejo antigo nosso e vamos fazer o maior evento esportivo que os advogados baianos já tiveram oportunidade de participar. A prova terá dois percursos sendo um de 10 Milhas (16 Km) e outro de 5 Milhas (8 Km). Será realizada no dia 25 de março, com duas largadas simultâneas às 06h30, sendo uma da Praia da Paciência e outra de frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, com chegada na Ponta do Humaitá”, pontuo lembrando que as inscrições continuam abertas e os interessados devem acessar o site http://www.salvador10milhas.com.br/.