Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Diretoria da CAAB participa do I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte da Bahia em Jacobina

IMG-20180428-WA0001
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, e o diretor-tesoureiro, Maurício Leahy, participaram do I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte da Bahia, realizado nos dias 26 e 27 de abril na subseção da OAB-A de Jacobina, localizada no centro norte baiano, distante 463 quilômetros de Salvador. Confira galeria de fotos abaixo.
Após falar da alegria da Caixa de Assistência em ser uma das apoiadoras do evento (uma realização da subseção com o apoio do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia -CCJA, Escola Superior de Advocacia -ESA, CAAB e Associação Baiana de Advogados Trabalhistas -ABAT), Luiz Coutinho se dirigiu aos jovens advogados ressaltando sua preocupação com o respeito ao direito de defesa, o exercício da advocacia e as garantias processuais de acusados.
“Precisamos estar atentos e não permitir que nada desvalorize a atuação do advogado, sobretudo o profissional do interior, nesse momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) não tem se portado de uma maneira que garanta o direito de defesa e isso pode prejudicar os advogados, principalmente os jovens advogados no exercício da profissão”, alertou Luiz Coutinho.
O presidente da CAAB disse ainda que “estamos atentos na construção de uma frente de resistência a esses ataques à Constituição, demonstrando a importância de se interpretar a Carta Magna para manter e garantir a presunção de inocência, o estado democrático de direito”.
Finalizando, Luiz Coutinho afirmou que eventos como o Encontro são uma importante oportunidade para a troca de experiências com colegas que têm um pouco mais de estrada, assimilando informações que serão valorosas para a formação de uma advocacia mais forte, que é o objetivo da OAB-BA.
Já o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, destacou que o Encontro foi um momento único. “Uma boa oportunidade para que possamos tentar achar caminhos para superar a crise que estamos vivendo. Também é um momento de fomentar a esperança para que os jovens advogados e advogadas possam, juntos, articular as tramas para a superação dos desafios”.
“Mais do que falar sobre os desafios dos advogados em início de carreira, esse evento tem como objetivo debater o futuro e novas perspectivas. Queremos aproveitar que estamos todos juntos, unidos, para falarmos sobre esperança”, ressaltou a presidente da subseção de Jacobina e anfitriã do evento, Marilda Sampaio.
O conselheiro federal Fabrício de Castro disse que é essencial ter esperança em tempos de crise. “Precisamos de mais eventos como este, para incentivarmos os jovens advogados e advogadas a acreditarem que é possível mudar nossa realidade, enfrentando e superando os reais problemas do judiciário. Tenho certeza que, juntos, vamos, sim, conseguir uma Justiça melhor”.
Participaram também do encontro a conselheira federal Ilana Campos, a representante da Comissão de Relações Institucionais da OAB-BA, Esmeralda Oliveira, o presidente, a vice-presidente e o diretor do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Hermes Hilarião, Sara Barros e Rene Viana respectivamente.