Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Tereza Dória: "Quando me formei, percebi que o direito médico era uma área encantadora"

02 tereza
Aos 11 anos de idade a então aluna do Colégio Anísio Teixeira, em Feira de Santana, Tereza Guerra Dória dava o primeiro passo de um longo e vitorioso caminho profissional. Numa aula de História ministrada pela professora Sandra, a turma encenou um debate jurídico e a pequena Tereza viveu a advogada de defesa. A destreza da menina chamou atenção da professora, que a alertou para a possibilidade de seguir a carreira jurídica no futuro. Não deu outra. A pequena cresceu, formou-se advogada e desde 1998 milita no Direito Médico e da Saúde.
Atualmente, ela exerce também a função de diretora de Saúde da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA) e é membro da Comissão Especial de Direito Médico e da Saúde do Conselho Federal da OAB.
Para encontrar o rumo profissional Tereza Dória percorreu uma trilha longa. Para ser mais específico, os 650 Km que separam as cidades de São Caetano, no agreste pernambucano, de Feira de Santana. No pequeno município nas proximidades de Caruaru, o patriarca da família, José Guerra, criava os filhos comercializando carne. “Nós tínhamos uma vida muito feliz na amada São Caetano, mas meus pais sempre buscaram novas oportunidades”, relembra Tereza.
01 tereza
Em busca de um futuro com mais possibilidades, Sr. José aceitou o convite do irmão mais velho e pegou a estrada rumo à Princesa do Sertão. Em território baiano, os negócios prosperaram e os quatros filhos puderam estudar e se estabelecer na vida. Três deles, Elis, Edson e Pedro, permaneceram em Feira de Santana. Tereza resolveu caminhar mais um pouco e viver em Salvador, onde fez faculdade de Direito na Universidade Católica (UCSAL) e trabalha desde que conquistou o diploma e a carteira da Ordem. No ano de 2002 casou-se com o também advogado Maurício Dória e é mãe de dois filhos, João Maurício e Dylson Neto, respectivamente, com 15 e 08 anos.
Novo caminho
Já no início das suas andanças jurídicas, Tereza Dória enxergou uma via até então pouco trilhada pelos colegas e resolveu segui-la. “Quando me formei, percebi que o direito médico era uma área encantadora, comecei a pesquisar e me encantei por esse segmento”, conta. O passo foi acertado. Hoje ela milita na assistência à saúde suplementar, mais precisamente no campo do Direito Médico e da Saúde.
03 tereza
Foi esse passo também que a conduziu a OAB. Graças a sua atuação nesta especialidade, o presidente da CAA-BA, Luiz Coutinho, e o presidente da seccional, Luiz Viana, a convidaram a integrar o time da Caixa de Assistência. “Sinto-me honrada em participar dessa gestão, porque servir à classe, desenvolvendo ações voltadas à saúde e bem estar dos advogados e advogadas é de suma importância para todos nós”. Ela destaca o empenho de todos os diretores que compõem a atual gestão, sob a liderança do Presidente Luiz Coutinho, e fazem valer o papel institucional da CAA-BA.
Caminhar juntos
Para se chegar cada vez mais longe, Tereza Doria entende que é necessário caminhar juntos. “A CAA-BA está de portas abertas para ouvir a todos. Só se constrói uma gestão exitosa partilhando ideias e projetos”.
04 tereza
Ela faz questão de ressaltar também a importância da participação das mulheres na OAB-BA, na CAA-BA, na ESA, nos conselhos Federal e Seccional, comissões e subseções de todo o estado, que vêm desenvolvendo um trabalho com absoluto comprometimento e zelo com a instituição.
Mulheres da OAB-BA
Em reconhecimento à participação feminina nos trabalhos da OAB-BA, a seccional deu início a uma série de reportagens especiais contando um pouco da trajetória de vida de algumas dessas mulheres que integram a Diretoria Executiva, o Conselho Seccional, CAAB, Escola Superior de Advocacia e as diversas Comissões da Ordem. A cada semana, será publicado um perfil contando a história e a trajetória profissional dessas advogadas que têm se dedicado à luta em defesa do Direito, algo indispensável para a expansão da Justiça na sociedade.
Fotos: Angelino de Jesus (OAB-BA)