Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Diretoria da CAAB participa de solenidade de entrega de carteira da OAB-BA a novos advogados

05 ML destaque

Maurício Leahy fala sobre a CAAB para os novos advogados


Nesta quinta-feira (09/08) o presidente e o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho e Maurício Leahy, respectivamente, participaram de solenidades de entrega de carteiras da OAB-BA para novos advogados. Os eventos ocorreram na sede da Ordem, na Piedade, e serviram para apresentar aos novos advogados os serviços e benefícios que a CAAB disponibiliza para a classe no seu dia a dia.
Luiz Coutinho também falou de um novo produto que a Caixa de Assistência elabora e lança nesse mês de agosto, direcionado exclusivamente para os novos advogados. “Provavelmente faremos o lançamento durante a I Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana, que a OAB-BA realizará entre os dias 29 e 31 de agosto, no Fiesta Hotel. Para quem está iniciando na profissão será muito benéfico”, garantiu o presidente.
Ainda em sua conversa com os novos advogados, Luiz Coutinho falou do projeto ‘Meu Escritório’, que funciona no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), no Campo da Pólvora. “Juntamente com a OAB-BA a CAAB colocou em prática esse arrojado projeto, que será ampliado com a instalação de sete salas, totalmente montadas, onde o advogado que não tem escritório poderá se reunir com o cliente”, acrescentou lembrando que o objetivo é entregá-las ainda no mês de agosto.
A se dirigir aos novos advogados, Maurício Leahy fez uma breve apresentação da CAAB, criada há mais de 70 anos, e que atua como o braço social e assistencial da OAB-BA, atendendo, principalmente, advogados e advogadas em situação de vulnerabilidade financeira. “A primeira Caixa de Assistência foi criada em São Paulo, por três advogados que, durante um passeio na Vila Mariana, depararam-se com um imóvel com aspecto de abandonado e lá encontraram um homem em situação deplorável. Descobriram que se tratava de um advogado. Então, eles criaram a instituição com o objetivo de  atender e auxiliar colegas em situações como essa”, acrescentou o diretor lembrando que essa filosofia continua sendo uma das principais funções da CAAB.
Maurício Leahy disse ainda que as Caixas de Assistência evoluíram e hoje também atuam em ações voltadas para a promoção de saúde da classe e também na oferta de serviços e benefícios para advogados, advogadas, estagiários e os dependentes legais. “Vocês, que estão iniciando na profissão, devem conhecer a CAAB para saber das várias formas que a instituição pode ajudá-los no dia a dia. Temos em nossa sede um Centro Odontológico que foi totalmente reformado e ampliado em nossa gestão, o mesmo ocorrendo com o SPA e o Hotel de Trânsito, este último destinado a atender profissionais do interior do Estado que estejam em Salvador a Trabalho”.
Prosseguindo, Maurício Leahy falou dos serviços da área médica (ginecologista, nutricionista, acupuntura e médico clínico) também oferecidos na sede da CAAB, no bairro de Nazaré. “Lá, você terão atendimento de primeira e se sentirão como se estivessem em casa. Para isso, basta fazer o cartão do clube ADVantagens, o qual também garante acesso ao serviço de transportes feito em vans com roteiros que atendem às necessidades da classe passando por fóruns e juizados. Tudo além de uma extensa rede de parceiros que oferecem descontos exclusivos em vários segmentos”, pontuou.
Presente à solenidade, o conselheiro federal Fabrício de Castro disse aos novos colegas que a partir do recebimento da carteira da OAB-BA cada um dos novos advogados começa a trilha um novo caminho. “Estejam sempre pautados na ética e busquem ser felizes com a advocacia, que fará parte do dia a dia de cada um de vocês”.
Em sua mensagem, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, disse que a advocacia é uma atividade sublime, porque é uma doação. Mesmo quando o profissional é remunerado. “Sinto muito orgulho em ser advogado na Bahia, mesmo com as dificuldades que temos que enfrentar. Sobretudo pela violação sistêmica das nossas prerrogativas e pela crise no judiciário estadual. Mas digo a vocês que, apesar dessas duas grandes dificuldades, amo o meu trabalho e advogo há mais de 30 anos de forma honesta e feliz”.
Luiz Viana, que entregou a cada um dos novos advogados um volume do estatuto e do código de ética da OAB, frisou que ao receber a carteira cada um assume um grande compromisso com a sociedade e com a Ordem dos Advogados do Brasil. “Esse é um compromisso com a prática da advocacia, que exige deveres éticos. Precisamos lembrar que quando estamos no Direito são os meios que justificam os fins. O oposto do que ocorre atualmente na política, onde os fins justificam os meios”.