Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advogadas participam da campanha Outubro Rosa e elogiam ação da CAAB no combate ao câncer de mama

Destaque

O mastologista Felipe Bacelar elogia a iniciativa da CAAB com a campanha


Como forma de intensificar seu engajamento na campanha mundial de combate ao câncer de mama, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA) iniciou nesta terça-feira (16/10) a Semana Outubro Rosa 2018, quando advogadas, estagiárias e dependentes estão fazendo consulta gratuita com o mastologista Felipe Bacelar (CRM 25.018), em sua sede no bairro de Nazaré. O atendimento prossegue nesta quarta.
“A incidência do câncer de mama tem aumentado muito e é bastante comum, sendo o que mais atinge as mulheres. Hoje, somente no Brasil, temos uma média de 60 mil novos casos por ano, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, disse Felipe Bacelar, ressaltando que, no entanto, as mulheres estão mais conscientes e procuram mais o médico para exames preventivos.
Ainda de acordo com o especialista, existe o jargão que diz que ‘quem procura acha, mas quando se acha tem cura’. “Não podemos esquecer que quando descoberto mais cedo as chances de cura são bem maiores e hoje os índices de cura ultrapassam a casa dos 90%”, ressaltou Felipe Bacelar lembrando que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização de uma mamografia anual para pacientes de forma geral, que não tenham histórico familiar de câncer muito forte, e isso a partir do 40 anos.
“Essa recomendação é também para pacientes sem sintomas. Obviamente que pacientes que têm sintomas e encontram alguma coisa nos exames de toque devem procurar um mastologista independentemente da idade”, acrescentou o médico elogiando a iniciativa da Caixa de Assistência em estar engajada nessa importante campanha de alerta sobre a necessidade das mulheres procurarem um mastologista, mesmo que não estejam sentindo nada, pois o câncer de mama é uma doença silenciosa e indolor.
02

Carla Simas


A advogada Carla Simas (OAB-BA 32.019) esteve na sede da CAAB para tratamento no SPA e aproveitou para realizar a consulta com o mastologista. “Ações como essa da CAAB são interessantes porque fazem o alerta sobre essa silenciosa doença. Hoje, cada vez mais mulheres novas têm câncer de mama. Por isso, é importante essa abordagem e essa prevenção, mesmo que a pessoa não tenha questões genéticas ligadas à doença. Precisamos nos cuidar e prevenir doenças”, destacou lembrando que tem aumentado muito a procura das mulheres por exames preventivos e conhecimento acerca do câncer de mama. “De seis em seis meses faço um check up médico. Sempre cuidei muito da minha saúde… Até porque, se tiver algum problema a saída é enfrentar e cuidar”.
corte

Cleide Fernandes


Quem também agendou atendimento na CAAB foi a advogada Cleide Fernandes Duarte (OAB-BA 47.639). “Acho importantíssimas essas ações que a Caixa de Assistência promove, oferecendo, como nesse caso, a possibilidade de acesso a um mastologista. Até porque reforça a necessidade de nós mulheres estarmos atentas para os exames preventivos”, disse pontuando que a cada seis meses procura um médico para realizar exames. “Mesmo não tendo histórico da doença na família fico atenta e cobro de meus familiares a atenção devida…”.
01

Rita de Cássia


“Ações desse tipo mostram o cuidado que a CAAB tem com a nossa saúde. Por outro lado, precisamos estar atentas e entender que essa prevenção é necessária e importante para lutar contra a doença caso necessário. Sem esquecer que com exames preventivos, sejam quais forem eles, temos a possibilidade de estarmos bem até mesmo para exercer nossa profissão”, disse a advogada Rita de Cássia Nascimento dos Santos (OAB-BA 58.473) ressaltando que hoje as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e buscam mais essa prevenção. “Hoje existe uma preocupação maior nesse sentido, o que é muito importante”.
05

Aleciana Santana


A advogada Aleciana da Silva Santana (OAB-BA 41.101) também tem como hábito realizar exames preventivos, especialmente com um mastologista. “Sou mãe, e durante a gestação e amamentação tive uns probleminhas com a mama, mas não foi nada grave. Graças a Deus deu tudo certo, mas estive sempre atenta para os exames”, disse acrescentando ser importante a iniciativa da CAAB. “No dia a dia corrido de nossa profissão acabamos deixando para depois a consulta a um médico. O importante é não deixar de consultar um especialista, pois o quanto antes se detecta algum problema as chances de cura são bem maiores”.