Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advogados praticam remo sistêmico na Baía de Todos os Santos com apoio da CAAB

04 KM
Motivados pelo programa ADVerão CAAB 2019, que tem na canoagem uma das formas de buscar o bem-estar e melhor qualidade de vida através da prática esportiva, advogados do Grupo de Estudos de Direito Sistêmico da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA) praticaram remada em canoa havaiana na Baía de Todos os Santos na noite deste terça-feira (22/01). A atividade contou com o apoio de uma equipe do Canoa Bahia, empresa parceira da Caixa de Assistência nessa edição do programa. Confira galeria de fotos abaixo.

“A ideia de fazer um remo sistêmico surgiu da minha própria experiência com a remada. Recebi um convite de minha querida amiga e colega advogada Kathia Norberto (diretora da CAAB) para remar junto com amigos advogados. Foi uma experiência incrível, nunca havia remado. Recebi as orientações corretas da equipe do Canoa Bahia e foi um momento extremamente prazeroso na Praia da Preguiça, onde remamos à noite”, conta a advogada Karla Menezes, mediadora, consteladora, professora da ESA-BA e Coordenadora do Grupo de Estudos.

 

Prosseguindo, Karla Menezes disse que “entrar no mar no escuro, confiando nos colegas, confiando na equipe da canoagem, me fez sentir segurança e pude apreciar a experiência de estar no mar à noite. Isso foi para mim uma novidade, ainda mais remando. Uma atividade que eu nunca tinha feito”, afirmou. De acordo com a advogada consteladora, foi importante ter prestado atenção nas atividades esportivas que a Caixa de Assistência oferece todos os anos com o programa ADVerão CAAB. “Foi um grande incentivo”.

 

“Ao participar da remada, observei a sincronicidade, o alinhamento dos remadores e é este movimento que faz a canoa fluir bem nas águas no silêncio do mar à noite, de maneira que imediatamente quis que alguns membros do grupo participassem e tivessem essa experiência. Daí convidei algumas pessoas para a remada. Foi incrível! Então, incentivo a todos os colegas advogados e, especialmente, os membros do Grupo de Estudos de Direito Sistêmico, que participem de atividades físicas. Nas constelações, usamos o corpo para expressar as emoções”, acrescentou Karla Menezes.

 

Ainda de acordo com a professora e mediadora, é muito importante a consciência de corpo. “A atividade física permite que a gente saia um pouco da mente e se conecte com o corpo. O corpo é um templo sagrado e eu também busquei contemplar essa consciência de corpo na atividade da remada com o grupo. Desejo que todos possam participar dessa experiência de alguma maneira”, frisou.

“A experiência da pratica esportiva é maravilhosa na CAAB! Especialmente a aquática. Tem todo um simbolismo, pois o planeta tem na sua composição 75% água e nosso corpo é também composto de 65% água e o cérebro 85% água. Sinto muita gratidão, por integrar e utilizar este exitoso projeto da CAAB, estimulando a conscientização de tantos colegas para a necessidade da prática da atividade física, visando uma melhor qualidade de vida. Em novembro 2018 tive satisfação de participar da última aula na ESA do grupo de estudo sobre Direito Sistêmico, coordenado pela a amiga e talentosa colega Karla Menezes, com participação ativa de vários colegas”, conta a diretora Kathia Norberto lembrando que “já havia participado em edição anteriores do ADVerão e nesta edição de 2019 compartilhei em vários grupos no WhatsApp e houve adesão de algumas amigas e colegas advogadas queridas: Luciene Leone, Gislane Nascimento, Catarina Vilarpano e Karla Menezes. Elas tornaram as remadas mais especiais”.
Kathia Norberto ressaltou ainda que é muito importante vivenciar esses momentos e se entregar de corpo e alma a estas práticas, cada uma em sua especificidade, seja no SUP no Porto da Barra, como na canoagem da Praia da Preguiça. “O desafio requer de nós: equilíbrio, foco, firmeza e orientação técnica, elementos esses tão necessários, também no exercício da nossa profissão. Na canoagem, além desses, por ser um esporte coletivo, nos exige maior presença para observação do ritmo das remadas, buscando a sincronia perfeita para o sucesso da prática. Além desses benefícios, nos faz relaxar e desfrutarmos de paisagens noturnas incríveis da nossa cidade, de outro ângulo. E na última terça feira fomos brindados com uma lua cheia magnífica e uma rota diferente, capitaneada por Aman, advogado e campeão ouro de remo e judô e Feijão, estudante, campeão baiano de SUP, ambos da equipe da Canoa Bahia”.
O advogado Robério Menezes também participou da atividade na Baía de Todos os Santos, que na noite de terça estava iluminada por uma enorme lua cheia. “Além de exercitar o corpo com as remadas, pude refletir na importância de estarmos atentos e conectados aos demais remadores, trabalhando num sistema de cooperação e sincronia, para que o objetivo maior, que é o deslocamento da canoa a um local desejado, fosse alcançado. E assim é a vida! Quando remamos sozinhos, em descompasso e desconectados dos demais seres humanos, que estão nesse mesmo barco, não conseguimos ir muito longe da costa”.
“Para quem acha que advogado não sai do escritório ou do fórum e não se diverte, tenha certeza que se engana. Na noite de terça fomos presenteados, a convite da CAAB e da nossa mediadora Karla Menezes, a conhecer a canoa havaiana. Fomos presenteados com uma belíssima lua cheia na Baía de Todos os Santos e uma imagem linda da cidade à noite. Pudemos perceber a importância de cada um na canoa para que o todo pudesse ter uma experiência única como grupo, onde a sincronia e o sentimento de coletivo se misturam como nunca. E assim é a vida, onde todos estamos no mesmo barco e precisamos sincronizar nossos esforços em busca de uma realização para todos. Excelente iniciativa da CAAB!”, destacou o advogado Ricardo Tourinho.
Também as advogadas membros do Grupo de Estudos Emanuelle Alvaia e Nayara Falcão, esta campeã paraolimpica de remo, participaram da remada sistêmica.