Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Defesa da advocacia trabalhista foi destaque na posse da nova diretoria da subseção da OBA-BA de Porto Seguro

02 ps
Na noite da última sexta-feira (25), foi empossada a nova diretoria da OAB-BA na subseção de Porto Seguro. Prestigiaram os novos gestores, que ficarão à frente da instituição no triênio 2019-2021, o presidente da CAAB Luiz Coutinho e da OAB-BA Fabrício Castro. Participaram também da solenidade o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, o tesoureiro, Hermes Hilarião, o ex-presidente da subseção de Porto Seguro, José Arruda, os conselheiros seccionais Alex Ornelas e Geórgia Dias e Hélio Lima (Procurador Geral do Município).
O presidente, Leandro Fontoura, eleito para gerir a subseção de Porto Seguro pelos próximos três anos, mostrou-se feliz com a conquista e otimista com o que vem pela frente: “Sabemos que o trabalho será grande, mas a vontade de vencer e lutar pelo fortalecimento da advocacia é ainda maior”.
Além das boas vindas aos novos gestores, Luiz Coutinho falou sobre a importância da liderança do atual presidente da OAB-BA Fabrício Castro: “Reconheço em Fabrício uma figura que reúne as condições essenciais para comandar essa nau num momento turbulento dessa quadra histórica que o país enfrenta”. Exaltando o trabalho desempenhado pelo ex-presidente Luiz Viana, Coutinho destacou a responsabilidade que Fabrício tem em continuar cuidando dos interesses da classe dos advogados na mesma toada que foi determinada nos últimos seis anos pelo então presidente Luiz Viana.
JUSTIÇA DO TRABLHO – foi destaque no discurso do presidente da Caixa de Assistência o possível fim da Justiça do Trabalho, o que colocaria em situação crítica cerca de 500 mil advogados que atuam nessa área do direito. “Fabrício Castro tem dito uma coisa muito interessante. ‘A Justiça do Trabalho vem morrendo por inanição’ e isso me preocupa. Principalmente por conta das negociações que foram feitas e que colocam em dificuldades os advogados trabalhistas. Eu vejo isso no dia a dia da Caixa de Assistência, quando esses profissionais solicitam apoio porque estão tendo dificuldades para manter suas necessidades básicas”.
01 PS
Comovido com o devastador incidente ocorrido em Brumadinho no último dia 25 de janeiro, Minas Gerais, Luiz Coutinho lamentou a tragédia que causou dezenas de mortes e o desaparecimento de centenas de pessoas. Para o presidente da CAAB, mais uma crônica de uma morte anunciada decorrente do descaso do poder público com a população. “Há três anos um triste episódio muito parecido deixou mortes e causou danos ambientais imensuráveis em Mariana, também em Minas. Mas nem por isso, o poder público teve o rigor necessário para fiscalizar de forma eficaz e evitar um novo episódio”.
Luiz Coutinho disse que “uma das funções institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil é a busca da reparação desses danos. Dos danos ambientais, dos danos das famílias, de todos aqueles que sofrem com esse descaso até agora sem precedentes na história do Brasil. Solidarizo-me com essas famílias, com o estado de Minas Gerais. Esses fatos têm reflexo direto em toda a comunidade e, sobretudo, no nosso interesse pessoal que é a advocacia. A OAB é o meu partido e o estado democrático de direito é a minha ideologia. E o que me preocupa é o rumo que daremos a este país”.
O presidente da OAB-BA Fabrício Castro, parabenizou a diretoria e conclamou pela união da advocacia: “Eu sou presidente de todos os advogados da Bahia… é preciso que a advocacia esteja unida! Porque dessa forma seremos mais fortes para defender os valores que a OAB da Bahia tem. Abrimos uma linha de conversa com o presidente do TJ, eu acredito no diálogo e essa é uma das estratégias que vamos utilizar em prol do melhor pela classe nessa trajetória”.
Finalizando, o presidente Fabrício conclamou a diretoria de Porto Seguro, da CAAB e da OAB-BA: “Vamos juntos trabalhar unindo as nossas forças e assim transformar a advocacia da Bahia”.
NOVA DIRETORIA – Eleito para o triênio 2019-2021, o presidente Leonardo Fontoura tem em sua diretoria o vice Rodrigo Silva de Oliveira, a secretária-geral Inahani Confolonieri, a secretária adjunta Luana Cosma, e o tesoureiro Daniel do Nascimento.

Clécio Max