Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advogados e advogadas vencem desafio CAAB e cruzam a Baía de Todos os Santos remando em canoas havaianas

02 Travessia (105)
Em mais uma ação esportiva arrojada proposta pela CAAB, advogados e advogadas encararam o desafio e fizeram a 1ª Travessia ADVerão Ilha, de Canoa Havaiana Salvador-Penha-Salvador, no domingo (27/01). A largada ocorreu na Praia da Preguiça, no Comércio, de onde os atletas seguiram para a Praia da Penha, na Ilha de Itaparica. Lá, a Caixa de Assistência montou uma estrutura e recebeu profissionais da capital e das subseções da OAB-BA de Cruz das Almas, Valença e Santo Antônio de Jesus. Além do café da manhã tropical foram oferecidos serviços de massagem, enfermagem para monitoramento de pressão arterial e índices glicêmicos, além de treino funcional, Fit Dance e uma aula experimental de canoagem com instrutores do Canoa Bahia. Confira galerias de fotos abaixo.
Durante a travessia os atletas contaram com uma lancha de apoio da CAAB, onde o capitão Hamã Batista de Oliveira (OAB-BA 34.006), proprietário do Canoa Bahia, passava as orientações necessárias e ajudou os remadores a manterem o ritmo acelerado. Ele também indicou as melhores rotas bela Baía de Todos os Santos para cumprir o percurso de cerca de 23 quilômetros ida e volta. Ao final da prova, além da sensação de dever cumprido os participantes elogiavam a beleza da Baía e a oportunidade de ver Salvador por outro ponto de vista. Os 11,5 quilômetros da ida foram feitos em 1h23. Já na volta, enfrentando o vento de frente e o mar um pouco mais agitado, os remadores fizeram o percurso em 2h.
“Quando lançamos o projeto da travessia e divulgamos em nosso site e redes sociais a repercussão foi extremamente positiva. Recebemos elogios tanto de colegas que já praticavam remo em canoa havaiana quanto de quem não conhecia o esporte, mas estava decidido a aprender para encarar o desafio. As etapas de treinamento no ADVerão foram importantes para que advogados e advogadas se ambientassem com esse esporte náutico. O sucesso da travessia mostra, na prática, que a CAAB acertou ao criar esse desafio saudável e seguro para a advocacia baiana”, disse o presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho.

02 Travessia (139)

Pedro Mascarenhas


O vice-presidente da Caixa de Assistência, Pedro Mascarenhas, não escondeu a alegria com o sucesso do projeto. “Uma ideia excelente e toda a diretoria da CAAB está de parabéns. Realmente era chegada a hora de uma ação aqui na Ilha de Itaparica, até pela proximidade de Salvador e outras subseções da região como Cruz das Almas, Valença e Santo Antônio de Jesus, que marcaram presença. Ações como essa colocam o advogado mais próximo da Caixa de Assistência, o que é bom para todos”.
Milton Jordão

Milton Jordão


“A travessia foi muito interessante. Uma nova ação da CAAB, investindo no esporte para promover a saúde da classe propondo um desafio. Muitos nunca tinham remado além de quatro ou cinco quilômetros e venceram esse desafio que tem um percurso de aproximadamente 24 quilômetros de ida e volta. Foi muito rico, uma experiência única para cada um e que motiva mais ainda a participação deles nas atividades esportivas da Caixa. Essa é mais uma alegria para a diretoria da CAAB, que consegue reunir advogados em um momento de descontração e congraçamento. Colegas de Santo Antônio de Jesus, Valença, Cruz das Almas e também de Salvador. Tivemos ainda uma aula experimental de canoagem e os colegas já se manifestaram que irão praticar remadas. O esporte, além de importante, ajuda a melhorar sua vida profissional e em família”, disse o diretor de esporte e tesoureiro da CAAB Milton Jordão, que também fez a travessia.
Renê Viana

Renê Viana


O diretor da CAAB, Renê Viana, acompanhou a travessia no barco de apoio e conferiu a determinação dos colegas que encararam o desafio. “Um evento muito importante, porque resgata na advocacia a proposta de cuidar do seu bem-estar físico, da saúde física e, sobretudo, da saúde mental. A gente precisa compreender, que nós advogados lidamos diariamente com uma atividade extremante estressante, que exige muito do intelectual. Portanto, praticar atividades físicas é necessário. Momentos como este proporcionam não só interação dentro da própria advocacia, mas, sobretudo, uma proposta de cuidar da nossa saúde como forma de prevenir que alguma doença se instale”.
O capitão Hamã, no centro, passa informações aos remadores

O capitão Hamã, no centro, passa informações aos remadores


“Avalio essa travessia dos advogados vinculados ao ADVerão como sucesso. Foram duas embarcações, sendo uma composta por remadores mais experientes, que já remam no Canoa Bahia antes do ADVerão, e outro formado pelo pessoal que está atualmente no Canoa em virtude da parceria que temos com a CAAB. Os dois grupos fizeram bem a travessia, mesmo com o vento entrando mais forte na volta. Estive no barco de apoio, balizando e orientando o pessoal, principalmente os novatos, e gostei do desempenho de todos. Na Penha, a interação entre os colegas de Salvador, Valença, Feira de Santana e Cruz das Almas foi muito legal, com direito a funcional com Jardel Moura e aula experimental de canoa. Muita harmonia e tranquilidade. Só tenho a agradecer à Caixa de Assistência por esses quatro anos de parceria no ADVerão. É legal ver o resultado claro na mudança de estico de vida de advogados e advogadas. Colegas que estão mais acostumados a ambientes de estresse, muito trabalho e muita concorrência, que deixam o escritório por um tempo para se dedicar ao esporte. A CAAB está de parabéns, não só pela travessia como pelas outras modalidades esportivas que disponibiliza para a classe. No mais só tenho a agradecer a Luiz Coutinho, Milton Jordão e o pessoal da diretoria da CAAB. Como advogado e parceiro da Caixa me sino muito honrado e lisonjeado”, disse Hamã Oliveira.
Daniela Teixeira de Villar

Daniela Teixeira de Villar


“A canoa havaiana é um esporte muito seguro e o pessoa do Canoa Bahia tem muito preocupação com a segurança dos novos atletas. Essa é uma travessia muito tranquila, pois estamos em água abrigada na Bahia de Todos os Santos. Tivemos também uma equipe de apoio no barco com o capitão Hamã, que está sempre atento a tudo. Nas canoas também tínhamos os capitães Vine e Feijão, que são experientes e atletas do Canoa Bahia. Ações como essa são importantes porque mantém o advogado praticando esporte, o que é muito bom. Para nós que atuamos em uma profissão muito estressante, a prática esportiva ajuda muito. O mar para mim é um lugar sagrado e que nos deixa mais perto de Deus. A canoa propicia isso e possibilita ainda praticar o esporte em equipe, onde o espírito de união está presente. Seria interessante se mais advogados e advogadas participassem de atividades esportivas”, disse a advogada Daniela Teixeira de Villar (OAB-BA 14.961).
Adriano Balbino

Adriano Balbino


“A CAAB é nossa parceira em várias ações em prol da advocacia. Não poderíamos ficar de forra dessa iniciativa, que concorre para integrar mais a classe unindo colegas de vários municípios”, disse o presidente da subseção da OAB-BA de Santo Antônio de Jesus, Adriano Balbino (OAB-BA 20.150), ressaltando que “esse parceria será reforçada no triênio 2019-2021′.
Helen Baptista

Helen Baptista


A advogada Helen Baptista Costa Oliveira (OAB-BA 23.789) encarou o desafio e aprovou a iniciativa da Caixa de Assistência com a criação da travessia. “Muito legal, uma experiência gratificante. Acordar cedo, ficar em contato com a natureza e enfrentar esse desafio em equipe não tem preço. Sem esquecer que estamos praticando uma atividade física, o que ajuda bastante no nosso dia a dia”.
Jamile Souza

Jamile Souza


“Valeu muito a pena e eu indico para todos. Uma experiência incrível, que nunca tinha feito. A meta do ano é fazer coisas diferentes e eu começo bem com essa travessia incrível na Baía de Todos os Santos”, disse a advogada Jamile Souza Calheiros dos Santos (OAB-BA 53.574) parabenizando a iniciativa da CAAB.
Maurício Vitor

Maurício Vitor


Empolgado em fazer a travessia tão logo soube do projeto da Caixa de Assistência, o advogado Maurício Vitor Santos de Jesus (OAB-BA 33.695) se preparou para o desafio. “Uma experiência muito válida, fantástica e única. Treinei intensivamente por três semanas para fazer a travessia. O pessoal do Canoa Bahia colaborou bastante, passando informações, dicas e deixando a gente tranquilo para fazer a travessia. É prazeroso você descobrir que consegue remar essa distância”.
Adriana Bandeira

Adriana Bandeira


Praticante de corrida de rua, integrante do grupo Performance CAAB, a advogada Adriana Bandeira de Oliveira (OAB-BA) também faz parte do grupo de remo. “Essa é a minha segunda travessia. Foi muito bacana, um momento de grande união com meus colegas. Estou muito feliz”, disse ela que não pensou duas vezes quando decidiu encarar o desafio do ADVerão Ilha.
Maria da Purificação

Maria da Purificação


“A travessia foi muito legal e superou minhas expectativas. Comecei a treinar no ADVerão em janeiro remando na Praia de Itapuã. Adorei essa iniciativa da CAAB. Incentivar a prática de esporte é sempre importante. A Caixa de Assistência está de parabéns, mais uma vez”, afirmou a advogada Maria da Purificação Gomes Teixeira (OAB-BA 40.280).
Vitor Viana

Vitor Viana


Outro iniciante no remo e que fez a travessia foi o advogado Vitor de Paula Pessoa Salles Viana (OAB-BA 31.869). “Comecei a remar em janeiro, com o ADVerão, para fazer essa travessia. Corro há dois anos no grupo Performance CAAB e esse é um esporte novo para mim. Na verdade, a remada me auxilia no aeróbico de corrida e a corrida me ajuda na remada, ganhando mais resistência”.
Marcelo Velame

Marcelo Velame


Marcelo Velame, presidente da subseção da OAB-BA de Cruz das Almas, esteve na Praia da Penha para participar das ações e rever amigos. “Estamos felizes pelo convite, do nosso presidente Luiz Coutinho, para participar dessa ação aqui na Ilha de Itaparica. Ele tem feito um trabalho brilhante à frente da CAAB e não poderíamos deixar de participar desse evento esportivo, desse congraçamento com os colegas”.
Jamilla dos Santos

Jamilla de Souza


Secretária-adjunta da subseção de Santo Antônio de Jesus e ex-delegada da CAAB, a advogada Jamilla dos Santos de Souza (OAB-BA 31.032), como sempre faz, marcou presença na ação da Caixa de Assistência e elogiou a iniciativa da diretoria da instituição. “É muito importante esse tipo de ação porque promove a saúde do advogado. Por outro lado, vemos a participação maciça dos colegas o que é sinal de todos aprovam as ações da CAAB”.