Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Luiz Viana é empossado na vice-presidência nacional da OAB

Luiz Viana
Em solenidade realizada em Brasília, na manhã desta sexta-feira (01/02), o ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, foi empossado como vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – para o triênio 2019/2021. O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro acompanhou a eleição, ocorrida nesta quinta-feira, e a posse de Luiz Viana que presidiu a seccional baiana por dois mandatos nos triênios 2013-2015 e 2016-2018. O novo presidente nacional da OAB é o ex-presidente da seccional do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.
Com 56 anos de idade, Luiz Viana é o primeiro advogado baiano a ocupar a vice-presidência da OAB Nacional. “Chego à vice-presidência do Conselho Federal da OAB para servir à advocacia, honrado de estar ao lado de grandes nomes nacionais, Beto Simoneti, Ary Raghiant e José Augusto Noronha, sob a liderança do battonier Felipe Santa Cruz. Será um grande desafio para os próximos três anos”, declarou Luiz Viana. “Espero ser digno da confiança em mim depositada pelos conselheiros e conselheiras federais. Agradeço o apoio do ex-presidente Cláudio Lamachia e do presidente Fabrício Castro, e, em especial, do presidente Felipe Santa Cruz”, completou.
Fabrício Castro definiu a eleição como momento especial da advocacia baiana. “Contar com Luiz Viana na vice-presidência do Conselho Federal da OAB é o reconhecimento de sua liderança, de sua capacidade. A OAB da Bahia estará mais forte para fazer as lutas que precisa fazer para a defesa da advocacia. Por conhecermos de perto Luiz, temos certeza que ele fará um trabalho diferenciado, de forma a tornar a OAB uma entidade ainda mais forte e representativa”.
O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, comemorou a vitória de Luiz Viana e acredita que ele tem muito a fazer na OAB nacional. “Vimos a atuação de Luiz à frente da OAB-BA e os avanços que a instituição alcançou durante os seus dois mandatos. Com certeza, ele fará muito mais e agora em âmbito nacional, o que concorrerá para o fortalecimento e engrandecimento da advocacia brasileira. Estamos muito bem representados”, ressaltou.
Com mais de 30 anos de advocacia, Luiz Viana Queiroz é procurador do Estado da Bahia, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e exerce a advocacia privada na Bahia e, doravante, também em Brasília. Mestre em Direito Público pela UFPE, pós-graduado em Direito Eleitoral pela UFBA, pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UFMG, Viana é professor de Direito da Universidade Católica do Salvador (licenciado).
Na Ordem dos Advogados do Brasil ocupou cargos no Conselho Seccional da Bahia, no Conselho Federal e, por duas oportunidades, presidiu a OAB-BA. Luiz Viana foi presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), gestão 2016-2018. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e vice-presidente da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas – ABCD. Luiz Viana costuma dizer que é baiano nascido no Rio e filho de uma família que lhe deu um pé no sertão e um pé na beira do mar, o que o faz conhecer bem a alma brasileira.