Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB e TRE-BA discutem nova parceria para ações de recadastramento biométrico

Destaque
Depois do sucesso em ações duas de recadastramento biométrico, a CAAB e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) discutem a nova parceria para realização da biometria, o que vai beneficiar advogados, advogadas, estagiários e seus dependentes. O assunto foi tratado na manhã desta terça-feira (16/04), durante visita que o secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência, Renê Viana, e o diretor Marcelo Araújo fizeram ao presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior. Em breve a Caixa de Assistência divulgará o calendário para o recadastramento na instituição.
“Foi com muita alegria que eu recebi a visita dos colegas, doutor Marcelo e do doutor Renê, diretores da CAAB, que vieram aqui ratificar a vontade da Caixa de Assistência colaborar com a biometria. Eu disse a eles que é muito bem-vinda essa ajuda e que vamos alinhar as nossas ações para que a CAAB continue a nos ajudar nessa tarefa”, afirmou Jatahy Júnior.
Para Renê Viana, esse é um momento de extrema importância para sociedade, que toca sensivelmente no exercício da democracia, através do voto. “A CAAB se coloca, mais uma vez, à disposição do Tribunal Regional Eleitoral para colaborar com o recadastramento biométrico como ocorreu na gestão do então presidente do TRE-BA, o desembargador José Rotondano”, afirmou o diretor acrescentando que na conversa cordial reforçou essa disposição da Caixa de Assistência.

01 TRE

Jatahy Júnior (à esq.), Renê Viana e Marcelo Araújo


“Viemos hoje aqui no TRE-BA para renovar a parceria de sucesso que tivemos em torno da biometria. Essa será mais uma oportunidade para a CAAB oferecer mais um serviço e comodidade para a classe, podendo também colaborar com a tarefa cidadã do Tribunal, possibilitado o acesso à democracia através do voto”, ressaltou Marcelo Araújo.
Nas duas parcerias com o TRE-BA, em 2017 e 2018, a CAAB realizou biometria em Salvador, Feira de Santana e Barreiras. Foram cerca de seis mil recadastramentos com destaque para o ‘Corujão de Biometria’, quando a sede da Caixa de Assistência, no bairro de Nazaré, funcionou por mais de 72 horas ininterruptas.
AGENDAMENTO BIOMÉTRCICO – No próximo dia 06 de maio o TRE-BA inicia o agendamento para o novo modelo de biometria no Estado e está prevista a abertura simultânea de revisão extraordinária em todas as Zonas Eleitorais e municípios integrantes que ainda não fizeram ou concluíram o recadastramento biométrico. No dia 13/05 o Tribunal começa a coleta biométrica.
Segundo o desembargador Jatahy Júnior, dentre as principais novidades desta etapa, que deverá ser a última fase da revisão extraordinária no Estado, ganha destaque a priorização do serviço de agendamento, que garante maior comodidade ao eleitor, uma vez que ele poderá realizar o procedimento em data e hora previamente marcadas.
Ao todo, a nova e última fase da biometria na Bahia deverá envolver cerca de 2,9 milhões eleitores. Atualmente, dos mais de 10 milhões de eleitores do estado, 7,5 milhões já possuem cadastro biométrico junto a Justiça Eleitoral e estão aptos a votar nas Eleições Municipais de 2020.