Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Diretoria da CAAB participa do I Encontro da Jovem Advocacia do Sertão em Feira de Santana

01 LC DESTAQUE FEIRA
O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, o tesoureiro Milton Jordão e o secretário-geral adjunto Renê Viana participaram nesta sexta-feira (12/07) do I Encontro da Jovem Advocacia do Sertão, em Feira de Santana. O evento foi promovido pelo Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA), que, segundo sua presidente Sarah Barros, deu um importante passo no processo de interiorização da OAB-BA. “O público lotou o auditório e percebemos que os estudantes e jovens advogados e advogadas presentes buscam conhecimento”, disse ela.
Em sua fala, Luiz Coutinho disse aos novos colegas que “Nunca na história da Ordem a advocacia foi tão acolhida, respeitada e representada, sobretudo a advocacia do interior, como nos últimos anos, a partir da gestão de ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana, e que vai avançar mais ainda com o presidente Fabrício Castro. É um momento muito importante para vocês, momento para se conhecerem, discutirem e trocarem experiências”.
????????????????????????????????????
Prosseguindo, o gestor da CAAB lembrou aos novos profissionais que eles chegam ao mercado de trabalho num momento em que a Ordem enfrenta uma série de obstáculos, como o desrespeito às prerrogativas da classe e a pouca eficiência e celeridade do judiciário baiano. “Vocês chegam em um momento em que a advocacia é posta, dia a dia, em cheque. Portanto, é hora de unir a jovem advocacia com aqueles que têm um pouco mais de experiência para fazer o devido enfrentamento”, afirmou ressaltando que “O meu partido é a OAB e a minha ideologia é o estado democrático de direito”.
“Estou muito preocupado com o futuro de advogados e advogadas em um país onde cresce a cada dia o desrespeito à democracia. São ataques quase que diário à nossa Constituição. E uma das principais metas da OAB, de cada um de nós, é lutar em defesa da Constituição, do estado democrático de direito. Quando se quer calar a advocacia, quando se quer calar a mulher advogada, quando se quer desrespeitar as prerrogativas dos advogados, temos que estar atentos para o enfrentamento. Estão querendo sufocar a advocacia, diminuir o papel do advogado. Com isso, fica evidente o retrocesso no estado democrático de direito”, alertou.
Finalizando sua fala, Luiz Coutinho falou sobre a importância da Ordem dos Advogados do Brasil para o país e para o povo brasileiro. “Ela serve para a sociedade brasileira, serve para todos os que precisam de Justiça. Ela caminha lado a lado com cada indivíduo desse país que precisa ter as garantias do estado democrático de direito respeitadas. A OAB serve, como serviu no passado, para ir contra a ditadura, para enfrentá-la. A Ordem esteve presente em todos os momentos das lutas políticas recentes desse país, ao lado do povo. Ele serve para continuar avançando, com o trabalho de advogados e advogadas capacitados. A OAB não tem medo do enfretamento para defender a democracia. Nossa palavra é exatamente a nossa maior arma. E o nosso fuzil é a Constituição Federal”, pontou afirmando que “Continuaremos no bom combate, no leal combate em defesa da democracia”.
Texto e fotos: Clécio Max