Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Luiz Coutinho recebe Título de Cidadania Itabunense

DESTAQUE
Em solenidade bastante concorrida e realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Itabuna, na noite desta quinta-feira (25/07), o advogado Luiz Coutinho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), recebeu o Título de Cidadania Itabunense, honraria concedida pela Câmara Municipal do município, através de indicação do vereador Chico Reis. O evento fez parte do cronograma de comemorações pelo aniversário de 109 anos de emancipação política de Itabuna – celebrado no dia 28/07.
Além de autoridades da região, políticos, advogados, conselheiros e presidentes de subseções da OAB-BA e delegados da CAAB amigos de Luiz Coutinho prestigiaram o evento que, segundo o homenageado, marca profundamente sua vida, pois foi em Itabuna que ele iniciou, há mais de duas décadas, sua trajetória profissional como advogados criminalista.
“Nessa data especial em que a comunidade de Itabuna recebe novos membros, novos cidadãos, quero dizer ao vereador Chico Reis que esse seu gesto jamais esquecerei. Principalmente porque foi aqui em Itabuna eu comecei a minha vida profissional na advocacia”.
Prosseguindo, Luiz Coutinho lembrou que “quando nascemos, os nossos pais escolhem o lugar para que venhamos ao mundo. A vida vai passando e um gesto como esse do amigo Chico Reis nos deixa feliz porque a comunidade lhe escolhe para fazer parte dela como seu membro. Então, isso para mim é muito gratificante. Sobretudo porque é reflexo da minha lida diária como advogado e como dirigente de Ordem, sem esquecer a minha presença constante na região grapiúna”, afirmou Luiz Coutinho ressaltando que “o meu compromisso com Itabuna até hoje foi muito grande e doravante será bem maior. Continuarei firme no meu propósito e compromisso com a advocacia e com todos vocês”.
Dentre os muitos amigos e colegas de profissão que prestigiaram a solenidade estiveram os presidentes de subseção da OAB-BA como Edmilton Carneiro (Itabuna) com toda a sua diretoria formada por Aline Gomes (vice), Thiago Cruz (secretário-geral), Ana Luzia Velnes (secretária-adjunta) e Rui Correia (tesoureiro); Márcio Hudson (Jequié), Maria Glória (Ipiaú), Martone Maciel (Ilhéus), José Nilton (Coaraci) e Leandro Fontoura e seu vice Rodrigo Oliveira (Porto Seguro). Também compareceram os conselheiros seccionais da OAB-BA Alex Ornelas e Ícaro Bitar, o advogado da União Bruno Godinho e o ouvidor da Caixa de Assistência Genádio de Andrade Neto.
Delegados da Caixa de Assistência também participaram da solenidade e parabenizaram o colega Luiz Coutinho. Dentre eles Ico Oliveira (Itabuna), Maria Helena (Coaraci), Ricardo Costa (Ipiaú) e Ivan Ferraz (Ilhéus). Para eles, Itabuna ganha um grande filho e um grande profissional do direito criminal.
Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho é advogado criminalista com mais de duas décadas de experiência, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAAB/OAB-BA), presidente da ANAAD – Associação Nacional dos Advogados Afrodescendentes, ex-diretor Geral da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/OAB-BA), mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em direito pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), PhD em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales (UCES), professor de direito criminal da Universidade Católica do Salvador (UCSal), membro do Conselho Penitenciário Estadual da Bahia, ex-vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. Autor de obras jurídicas: Responsabilidade Penal do Médico, editora Juruá/2006; Com a palavra o Criminalista/2014; O Criminalista em duas Rodas, editora Casa Cultural Coronel Pitá – Salvador/2015, Atrás das Grades – O desafio da educação de presos no século XXI, editora Casa Cultural Coronel Pitá/2016;  dentre outras.
Atuação em Itabuna – Luiz Coutinho iniciou a vida acadêmica em Itabuna quando, em 1990, foi aprovado no vestibular Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Nessa época residia na Rua Ruffo Galvão (próximo a sede da OAB). Nesse mesmo período estagiou na Defensoria Pública, com o defensor Dilermando Mesquita. Ainda como estudante, morou também no Hotel Odete (localizado na Avenida Cinquentenário). Foi nessa terra que entendeu que seria advogado criminal. Após formado e um pouco mais experiente, voltou a Itabuna como dirigente da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), nessa oportunidade efetivou avanços significativos para a advocacia grapiúna. Entre eles, a instalação do Pólo Telepresencial por meio de cursos da ESA, e, mais recentemente, a inauguração do primeiro gabinete odontológico do interior, fazendo expansão dos serviços já existentes da CAAB na subseção da OAB do sul da Bahia. Foram diversas ações que fortalecem ainda mais a ligação do advogado Luiz Coutinho com a cidade, com os profissionais da classe e com muitos amigos que possui em Itabuna.
Texto e foto: Clécio Max