Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Espetáculo sobre Luiz Gama lota teatros e CAAB arrecada mais de duas toneladas de alimentos para doação

_CAB8039
Sucesso total a ação promovida pela CAAB, através do projeto ADVcultural, que trouxe para a Bahia o espetáculo ‘Luiz Gama – uma voz pela liberdade’, que lotou teatros em Salvador e interior do Estado e ainda arrecadou mais de 2,3 toneladas de alimentos – na troca pro ingressos – que serão doados a instituições assistenciais. Na capital a peça foi encenada no dia 08 de agosto no Teatro Jorge Amado. No dia seguinte em Itabuna, no Teatro Candinha Dória e no sábado (10) em Vitória da Conquista, no Mediterrâneo Eventos. Advogados e advogadas disseram sim ao convite da Caixa de Assistência e aplaudiram a qualidade do espetáculo e a história de vida de Luiz Gama, o primeiro advogado negro do Brasil.
“O espetáculo foi muito bacana, a advocacia compareceu, atendeu ao nosso chamado, lotando os espaços em Salvador, Conquista e Itabuna. Agora, já pensamos no retorno da peça em 2020, quando o ADVcultural vai levar a incrível história de Luiz Gama para todas as subseções da OAB-BA. Essa é mais uma importante parceria da CAAB com a Ordem, que nos possibilita levar cultura para advogados e advogados na capital e interior e ainda promovendo ações sociais com a distribuição de alimento com instituições que atendem pessoas carentes”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, agradecendo o apoio do presidente da OAB-BA Fabrício Castro.
O presidente da Ordem também aplaudiu o espetáculo e a iniciativa da CAAB. “Simplesmente espetacular. Uma iniciativa inovadora, que realmente mostra o patamar em que a Caixa de Assistência se encontra. Uma peça que traz cultura, que traz história, que traz para a advocacia a oportunidade de conhecer um pouco mais daquele que é o maior abolicionista brasileiro, daquele que tem uma obra que ainda é atual e daquele que nós precisamos realmente homenagear e nos inspirar”, afirmou Fabrício Castro.
“Um espetáculo importantíssimo que resgata o papel de um advogado nato, reconhecido pelo Conselho Federal da OAB, ainda que muitos anos após a sua morte, mas um advogado na essência, que lutou pela liberdade, pela igualdade e pelos direitos sociais em nosso país. Esse espetáculo, realizado em Salvador e no interior do Estado pela CAAB que nos integra com esses valores justamente no mês em que comemoramos o Dia do Advogado”, ressaltou o ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) André Godinho.
O ex-presidente da secional Bahia da Ordem, Newton Cleyde, esteve no Teatro Jorge Amado. “Eu não imaginava a potencialidade desse espetáculo que, realmente, é muito bom. E aquilo que o nosso presidente Coutinho disse é verdade. Nos sentimos um grão de areia quando passamos a conhecer a história desse homem que revolucionou a advocacia no século XIX, quando era tão difícil se advogar. Se hoje já é difícil imagine naquela época e ele o fez sem uma carta na mão. O presidente Luiz Coutinho está de parabéns por trazer esse espetáculo para a Bahia”, disse.
“Uma iniciativa extraordinária da Caixa de Assistência e da OAB-BA trazer a vida de Luiz Gama, a história desse grande advogado para a Bahia. É inspirador nós ouvirmos aqui sobre a luta dele. Um homem que nasceu livre, foi escravizado, conseguiu reaver sua liberdade e lutou pela liberdade dos outros. Então, foi uma noite fantástica. Parabéns à CAAB”, disse o desembargador Lidivaldo Britto.
“Coutinho trouxe para nós um verdadeiro espetáculo. Reviver a história de Luiz Gama, nos contar sobre um homem que foi um dos abolicionistas mais importantes do Brasil é de uma importância muito grande para a OAB-BA, para a advocacia. Ele é nosso colega, contemporâneo e está aqui presente”, pontuou a conselheira federal Ilana Campos.
“Saio daqui aflorada cada vez mais com o sentimento de justiça, da busca pela igualdade, fraternidade e pela liberdade. Estou realmente realizada e sentindo meu coração de que fiz a escolha certa no dia que decidi ser advogada”, afirmou a secretária-geral da OAB-BA Marilda Santana.
“Já sabia que o texto era maravilhoso, mais o que mais me chamou a atenção foi a troca de personagens. O modo como eles trocam o personagem no palco, sem precisar trocar de figurino, foi um trabalho de primeira grandeza.  Eu fiquei realmente feliz com isso e também pela temática antirracista. A CAAB está de parabéns pela iniciativa e tomara eu continue com outras semelhantes a essa peça”, destacou a professora da Ufba Simone Assumpção.
“Achei  surpreendente o diálogo entre o presente e o passado, a mineiro como foi costurada essa questão do direito tanto no passado com relação à causa abolicionista quanto o presente com relação a essa voz negra que o tempo todo é oprimida. E outras leituras sociais sobre o que estamos vivendo aqui nesse país. Então, foi um espetáculo forte, muito bem produzido e com uma visão crítica que veio do passado para o presente. Excelente”, disse a professora e mestranda da Ufba Mari Lima.
O advogado e escritor Jair Cardoso dos Santos aborda a vida de Luiz Gama com o livro “Entre as Leias e as Letras’. “Ele foi um homem que caminhou bem em campos como o direito, a literatura, o jornalismo, a política, a poesia, o abolicionismo e também foi professor ensinando principalmente negros alforriados e escravizados em São Paulo. A CAAB acerta quando traz para a Bahia a história de um baiano pouco conhecido do público baiano e que é um gigante na nossa história. A peça é importantíssima porque traz essas várias facetas do herói Luiz Gama’.
Texto e fotos: Clécio Max
Veja o vídeo com trecho do evento