Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Câmara Municipal de Cruz das Almas institui o Dia do Advogado

_CAB9773
Em homenagem à advocacia, a Câmara Municipal de Cruz das Almas instituiu no município o dia 11 de agosto como o Dia do Advogado. Para marcar a iniciativa, a Casa Legislativa realizou uma sessão solene na noite do dia 12/08, que contou com as presenças dos presidentes da OAB-BA, Caixa de Assistência e subseção do município, respectivamente, Fabrício Castro, Luiz Coutinho e Marcelo Velame; do tesoureiro da seccional Hermes Hilarião e também de representantes da de Justiça, Ministério Público, advogados e advogadas da cidade e região. O autor da iniciativa foi o vereador Carlos José e a solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara Renan Gonçalves. Na oportunidade, profissionais foram homenageados com uma placa alusiva à data.
_CAB9905
Orador oficial da solenidade, o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, proferiu discurso no qual agradeceu a homenagem, falou das dificuldades que a advocacia vem enfrentando na Bahia e no Brasil e denunciou, mais uma vez, a série de ataques que a Ordem dos Advogados do Brasil vem sofrendo numa clara tentativa de calar a voz de uma das mais respeitadas instituições do país, que tem uma extensa história de luta em defesa da sociedade e da democracia.
“Vivemos tempos de vigília, de crises enormes e intensos ataques ao direito de defesa. Mas, através da Ordem, temos certeza que estamos nos conduzindo da forma mais adequada para chegarmos num porto seguro. A gestão de Luiz Viana (ex-presidente da OAB-BA) foi porto e farol. Hoje, nós temos Fabrício Castro, o grande timoneiro deste barco que caminha lado a lado com a advocacia baiana procurando enfrentar os momentos de crise, com seriedade e competência. Com experiência para nos conduzir como um líder conciliador”, frisou Luiz Coutinho acrescentando que Fabrício Castro tem um bom plano para enfrentamento do maior desafio da advocacia na Bahia que é a ineficiência do judiciário.
Lembrando da frase que tem repetido nos últimos tempos, de que o seu partido é a OAB e sua ideologia é o estado democrático de direito, Luiz Coutinho destacou que “chegamos a um momento muito difícil em nosso país, momento em que defender a Constituição significa ser taxado de indivíduo revolucionário”. Prosseguindo, o presidente da CAAB voltou a ressaltar o empenho do presidente Fabrício Castro em defender a bandeira fundamental de sua gestão que é a defesa das prerrogativas de advogados e advogadas. “As prerrogativas são inegociáveis”, pontuou.
_CAB9887
“Diante dos obstáculos que estão se impondo à advocacia temos que lutar cada dia mais e com mais força em defesa das nossas prerrogativas, que são violadas diariamente na Bahia e no Brasil onde vige a cultura do desrespeito. Mas é possível refletir, lutar e ter esperança de que venceremos esses obstáculos. Atos como esse aqui da Câmara Municipal de Cruz das Almas, em que se revela a importância da advocacia, são fundamentais porque nós vamos para o enfrentamento e precisamos do apoio da sociedade. Precisamos lutar contra a ineficiência do poder judiciário, contra a ineficiência do próprio Estado no atendimento aos anseios e direitos da população”, disse Fabrício Castro.
O presidente da seccional falou ainda que a OAB é uma instituição sem partido, mas muitos continuam insistindo em questionar os posicionamentos da Ordem sob o ponto de vista político. “Nós não temos a pauta política, ela não é nossa. A nossa pauta é a pauta dos valores. A OAB defende os valores que estão lá na Constituição e no nosso estatuto, onde estão estabelecidas as finalidades da Ordem que é defender a democracia, o estado democrático de direito. Defender a liberdade e o fim da impunidade, que precisa ser resolvido da forma certa e com uma justiça eficiente. Mas não se resolve o problema da impunidade apenas com uma justiça punitiva. O Brasil precisa encontrar o seu caminho para combater a corrupção e esse combate é necessário, mas é preciso que a gente defenda todos esses valores harmonicamente. Não é possível defendê-los de forma isolada”.
HOMENAGEADOS – Na solenidade foram homenageados advogados e advogados. Confira a lista e veja quem foi o vereador ou vereadora que fez a indicação de cada um:
Fabrício Castro (vereador Carlos Alemão)
Luiz Coutinho (Carlos Alemão)
Marcelo Velame (Carlos Alemão)
Fernanda Pereira Queiroz de Almeida (vereadora Camila Moura)
Luciene Ribeiro dos Santos (Carlos Alemão)
José Nelson Cláudio Neto (Carlos Trindade Silva)
Sérgio Pedreira de Mendonça (Edson José Ribeiro)
Vagner Reis Santana (Ilza Francisca da Cruz)
José Raimundo Oliveira dos Santos (Josenir de Andrade Rodrigues)
Paulo Anderson Nascimento Santana (Maria José Cedraz de Oliveira)
Laís Maria Passos Batista da Cruz (Osvaldo Pereira da Paz)
Rilza Ribeiro Souto de Araújo (Paulo César Santana Moraes)
Márcio Teixeira Barreto (Renan da Silva Gonçalves)
José Roberto Coelho da Silva (Roberto Gertrudes Peixoto)
Edvaldo Sampaio Santos Júnior (Thiago Chagas da Silva Santos)
Fredy Nunes Dias (Valter Lucas Pereira)
José Lordêlo Bury (Valtércio de Azevedo Cerqueira Filho)
Texto e fotos: Clécio Max