Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB lança Campanha de Saúde Mental da advocacia baiana

WhatsApp Image 2019-09-20 at 15.52.40

O ‘Setembro Amarelo – Mês da prevenção do suicídio’ foi destaque na reunião de diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA), realizada nesta quinta-feira (19). Diante dos índices alarmantes de suicídio no mundo, e visando promover e divulgar ações preventivas e contínuas que contribuam com esse tema, a diretoria lançou a Campanha de Saúde Mental da Advocacia Baiana, que será apresentada aos associados no dia 30 de setembro, às 16h, na sede da instituição em Nazaré.

Reunião de diretoria da CAAB

Segundo um recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado no último dia 9, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano. Ou seja, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. Esse número supera o de vítimas de guerra, homicídio ou câncer de mama. Apesar deste relatório apontar uma redução na taxa global de suicídios, com queda de 10% entre 2010 e 2016, o número de mortes permanece estável por conta do crescimento da população mundial. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio.

Fachada da CAAB com a cor símbolo da campanha

O presidente da CAAB em exercício, Pedro Mascarenhas, ressaltou a importância de alertar sobre o suicídio, como forma de reverter essa realidade atual. “Durante todo o mês de setembro a fachada da sede da instituição está iluminada com a cor amarela, cor símbolo da campanha. Queremos chamar atenção para o tema, estimular conhecimento e discussão sobre saúde mental e, consequentemente, promover a prevenção de problemas dessa natureza. Não só o advogado ou a advogada ganham com isso, essa campanha vai gerar resultado para toda a família”.

Pedro Mascarenhas, presidente em exercício

Pedro Mascarenhas, presidente em exercício

Kathia Mattos, diretora da Caixa de Assistência e coordenadora do projeto, pontua que o exercício da advocacia é uma atuação desafiadora. “Somos profissionais liberais e temos um nível de exigência alto para conseguir nos firmar nessa trajetória. A atenção para a nossa saúde mental é de primordial importância e estamos engajados pelo melhor resultado, também nesse quesito. Queremos acolher quem possa estar enfrentando essa dura realidade, mostrar que a CAAB propõe cuidado sem julgamento”.

 

Kathia Mattos, diretora da CAAB

Kathia Mattos, diretora da CAAB


Quem também coordena e compõe essa ação é a diretora de saúde da CAAB, Tereza Dória. Ela ressalta que a eficácia da prevenção é indiscutivelmente a melhor estratégia. “Vamos conscientizar através da exposição das causas e direcionar para práticas saudáveis e eficazes, com o acolhimento e o cuidado que a Caixa de Assistência costuma dar em todas as suas ações, principalmente a de saúde”.

A Campanha de Saúde Mental da Advocacia Baia é uma ação conjunta da CAAB com a Comissão de Direito à Saúde da OAB-BA. Integrantes da comissão e outros especialistas estarão reunidos na sede da instituição no dia 30 de setembro, para alertar sobre os cuidados necessários para uma boa saúde mental. Na oportunidade será apresentada uma cartilha com parceiros que dispõem de serviços que promovem hábitos saudáveis para driblar os sintomas das doenças mentais geradas também pela atuação profissional.

Compareça para conhecer mais sobre ou tema ou até mesmo para apoiar quem pode estar enfrentando esse diagnóstico no momento.