Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Secretário da CAAB apresenta projeto do ADVCultural que levará peça sobre Luiz Gama às subseções em 2020

_MAX1800
O secretário-geral adjunto da Caixa de Assistência, René Viana, participou do Colégio de Presidentes da OAB-BA, nesta sexta-feira (27/09), no Sotero Hotel, no Stiep. Além de representar a instituição, ele falou do objetivo da CAAB de levar a peça ‘Luiz Gama – uma voz pela liberdade’ para as subseções da Ordem nas diversas regiões do Estado, através do projeto ADVcultural. O espetáculo foi apresentado em agosto em Salvador e nas subseções de Itabuna e Vitória da conquista, onde lutou os espaços e foi aplaudido de pé.
_MAX1768
O encontro reuniu, além dos presidentes do interior, o presidente da OAB-BA e sua vice, respectivamente Fabrício castro e Ana Patrícia Dantas Leão, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Luiz Viana Queiroz, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) André Godinho, o conselheiro federal Antonio Adonias, o tesoureiro Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto e corregedor Maurício Leahy, e a secretária-geral Marilda Sampaio dentre outros membros da seccional.
Segundo René Viana, a ida do espetáculo para as subseções, onde muitos advogados e advogadas já manifestaram interesse em assistir ao espetáculo, que narra a história do baiano Luiz Gama, o primeiro advogado nego do Brasil, será realizada através de parcerias entre a Caixa de Assistência e as subseções da Ordem. “As subseções interessadas irão arcar com as despesas de alimentação, hospedagem e deverão providenciar o teatro onde será exibido o espetáculo, enquanto os demais gastos – passagens aéreas e terrestres, por exemplo, para os atores e staf – serão custeados pela Caixa de Assistência”, disse René Viana.
“Nós tivemos um projeto experimental nesse ano, com a apresentação da peça nas cidades de Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador. O resultado foi belíssimo. Tivemos pessoas muito emocionadas ao conhecerem a história desse advogado negro baiano e a CAAB quer levar essa história para todas as subseções”, disse René Viana lembrando que a CAAB trocou os ingressos para o espetáculo por alimentos não perecíveis que foram entregues a entidades assistências.
SOBRE LUIZ GAMA – Nascido em 21 de junho 1830, em Salvador/BA, Luiz Gama foi um abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos no Brasil pela via judicial. Apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos de idade para pagamento de dívida de jogo. Ele exercia a advocacia sem ter o título, o que era permitido na época.
Morreu em 24 de agosto de 1882, antes da abolição ser concretizada. Em 2015, 133 anos após sua morte, ele foi reconhecido como advogado pela OAB. Em 17 de janeiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 13.629, que declara o advogado Luiz Gonzaga Pinto da Gama, Luiz Gama, patrono da abolição da escravidão do Brasil. Nessa mesma data foi publicada a Lei 13.628, a qual inscreve o nome de Luiz Gama no Livro dos Heróis da Pátria.
Texto e fotos: Clécio Max