Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Sucesso a Sessão de Cinema CAAB com palestra de Alessandro Marimpietri no Cine Barra

Sessão CAAB cinema (26)
Advogados e advogadas atenderam à convocação da Caixa de assistência e levaram seus filhos para a Sessão de Cinema CAAB, neste sábado (19/10) no Orient Cinemas do Shopping Barra, onde o psicólogo, professor, neuropsicólogo e doutor em ciências da educação Alessandro Marimpietri proferiu a aplaudida palestra ‘Pais ocupados, culpados e preocupados: Desafios de criar os filhos nos dias de hoje’. Em seguida, foi exibido o desenho animado ‘Top Dog – o queridinho da coroa’. A ação da CAAB foi sucesso e recebeu elogios.
“É extremamente interessante que uma organização como a CAAB se preocupe em promover um evento como esse, dessa natureza, discutindo a relação de pais e filhos na atualidade, porque essa conjugação entre o trabalho e a vida pessoal é um dilema do nosso século. Nunca foi tão difícil a gente conjugar o trabalho e vida pessoal, coisas que se misturam. E a educação dos filhos tem um atravessamento dessa realidade muito potente, porque a gente está cada vez mais ocupado, cada vez mais preocupado, e  cada vez mais culpado por sentirmos que estamos fazendo menos do que poderíamos”, disse Alessandro Marimpietri.

Sessão CAAB cinema (4)

Alessandro Marimpietri

Prosseguindo, o psicólogo falou sobre a palestra que levou para o Barra. “Então, esse é um tema extremamente fervilhante e qualquer pessoa que tenha filho e que se dispunha a ser atravessado por essa experiência de maneira contundente sabe do que eu estou falando. É difícil conjugar todas essas possibilidades hoje e é por isso que tenho proposto discussões sobre temas que apontam como é que essa realidade do mundo invade a nossa casa e o que a gente pode fazer com isso para poder viver um pouco melhor”.
Falando sobre o avanço das tecnologias, como as redes sociais e os smartfones, Alessandro Marimpietri disse que a tecnologia é um fato que não tem como voltar atrás. “A gente pode fazer dois movimentos. Ou entender isso e fazer um uso crítico dessa realidade ou ficar demonizando a tecnologia, o que acho uma atitude um pouco infantil. Até porque, nós vamos usar a tecnologia e isso é irrefreável, não temos como votar no tempo.
“Agora, precisamos usar isso com sabedoria. No que concerne às crianças, especificamente, a tecnologia pode ser muito perigosa. Especialmente se a criança tiver uma superexposição, ou seja, ficar muito tempo na frente das telas. E, especialmente, se a tecnologia tiver ocupando a relações entre pais e filhos, o que é muito comum  que acontecer. A gente entrega a tecnologia para a criança se aquietar e a gente assim podemos dar conta dos nossos afazeres de adultos. Então, esses dois aspectos, fora os filtros de conteúdos entre outros, são aspectos que merecem nossa atenção no dia a dia e que todo pai e toda mãe convive com esse dilema”.

Sessão CAAB cinema (40)

Maurício Leahy

Quem também compareceu foi o secretário-geral adjunto da OAB-BA Maurício Leahy. “Mais uma vez a CAAB e a Ordem inovam em parceria que demonstra suas preocupações em relação a tudo que envolve a classe. Hoje, aqui, foram abordados temas muito importantes para a vida de advogados e advogadas e suas famílias. Levantando questões sobre como lidar com os filhos, as dificuldades e angustias vividas no dia a dia, as culpas que sentimos… Então, eu acho que a palestra foi maravilhosa e mais uma iniciativa perfeita e inovadora da Caixa de Assistência”.

Sessão CAAB cinema (49)

Tereza Dória, ao centro, com as colaboradoras da CAAB Ângela e Manuela

“Um momento de confraternização quando nós da CAAB estamos celebrando o Mês da criança. Mas, na verdade, não pensamos apenas nas crianças quando decidimos promover a palestra de Alessandro. A ideia foi trazer os pais para refletirem um pouco sobre o nosso dia a dia como advogados e nossa função como pais e mães. Acho que, como falou o palestrante, o grande desafio hoje é aliar o lado profissional com os desafios na criação e educação dos nosso filhos. Então, a CAAB está sempre preocupada com a família, com os advogados e advogadas e com suas famílias. Nosso objetivo com a palestra foi promover uma conscientização na classe sobre esses desafios e como temos que encará-los e superá-los. Foi muito legal e um número significativo de colegas compareceu com seus filhos e isso nos dá animo para seguir em frente trabalhando em prol da classe”, afirmou a diretora de saúde da CAAB Tereza Dória.
Sessão CAAB cinema (85)
A diretora da Caixa de Assistência Kathia Mattos esteve no Barra em companhia do marido, o advogado Marcos Melo. “Com essa palestra de Alessandro, seguida desse desenho animado muito legal, que a criançada gostou muito, percebe-se que a atual gestão da CAAB tem uma preocupação muito além do assistencial. A Caixa entende e externa isso, mostrando que é importante cuidar dos anseio dos pais, num momento em que temos uma rotina muito estressante… E, com a fala do palestrante, vimos que realmente não deixamos de ter esse sentimento de culpa, decorrente dessa pressão diária, na criação dos nossos filhos em paralelo ao desenvolvimento de nossas ações profissionais”.
Kathia Mattos disse ainda que o palestrante Alessandro Marimpietri é maravilho e suaabordagem foi muito enriquecedora. “No nosso dia a dia nos deparemos com os sentimentos e emoções abordados por ele. Por isso mesmo, essa iniciativa da CAAB é maravilhosa, pois proporciona o despertar dessa percepção para que avaliemos como estamos criando e educado os nossos filhos. Isso nos ajuda a equilibrar a situação para mudarmos, para que nos aproximemos mais de nosso filhos. Para que unamos mais a família. Educando eles com muito mais simplicidade, muito mais verdade”.

Sessão CAAB cinema (80)

Leila Fraga com a filha Ludmila

“Foi uma oportunidade muito especial para refletirmos, a partir de uma abordagem técnica, do psicólogo Alessandro Marimpietri, que eu conheço e sei que realmente é muito capaz no que faz, e para ver como estamos agindo na criação dos nosso filhos e em relação ao nosso dia a dia profissional. Ele realmente chacoalhou os nosso sentimentos. Mas nos mostra que existem saídas, que dá tempo reformar e refazer as nossas atitudes, atos e ações. Foi um dia de renovar as esperanças e acreditar que podemos fazer mais”, avaliou a advogada Leila Fraga.

Sessão CAAB cinema (46)

Simone Selva e Luiz Carlos

A advogada Simone Selva Cavalcante Pereira (OAB-BA 61.408) e  marido Luiz Carlos Pereira elogiaram a iniciativa da Caixa de Assistência. “A palestra nos conduz a importantes reflexões, porque muito do que foi dito realmente faz parte do nosso dia a dia. Ela nos provoca a refletir para agir e tentar mudar para melhorar nossas relações. O palestrante colocou muito bem quando fala que hoje a sociedade e os pais vivem para criar os filhos. Mas isso também é um grande importante desafio que nos é colocado, mostrando que precisamos ser mais presentes na vida dos filhos. Não só com as questões materiais. Às vezes achamos que vamos suprir as ausências com o bens materiais. O Alessandro nos mostra que precisamos sim ser mais presentes. A iniciativa da CAAB é mais uma vez importante e oportuna”.

“Endosso o que Simone falou. Por mais preparados que nos julguemos, sabemos que falhamos bastante nessa tarefa de criar e educar os filho. E esse é um bom momento de reflexão, pois percebemos que poucas em coisas nós acertamos e em muitas nós erramos”, disse Luiz Carlos aplaudindo a iniciativa da CAAB.

Sessão CAAB cinema (53)

Marcelo Duarte

“Mais uma ação maravilhosa da CAAB, que proporciona congraçamento entre filhos e pais, e que nos chama a refletir sobre como estamos criando os nossos filhos. Estou muito feliz de ter estado aqui!, ressaltou o advogado Marcelo Duarte.

Sessão CAAB cinema (58)

Alisson Menezes com os filhos Estefani e Samuel

“Ações como essa são extremamente importantes porque aumentam a interação entre pais e filhos e nos provocam a avaliar como estamos mantendo essa relação, como estamos criando e educando os nosso filhos durante nossa jornada estressante de trabalho. As palavras do palestrante Alessandro despertam na gente emoções que temos no dia a dia e precisam ser revistas e avaliadas o quanto antes. A CAAB e a OAB-BA estão de parabéns por se preocuparem com  a classe”, destacou o advogado Alisson Menezes da Silva (OAB-BA 62.479), que estava acompanhado dos filhos Estefani e Samuel.

Sessão CAAB cinema (62)

Fabiano Vasconcelos com a filhota

Sempre presente nas ações promovidas pela CAAB, em especial as voltadas para o esporte, como a ‘Salvador 10 Milhas – Corrida da Advocacia’, o advogado Fabiano Vasconcelos também gostou da iniciativa da Caixa de Assistência. “A palestra do psicólogo Alessandro Marimpietri foi simplesmente fantástica. Tenho duas filhas, uma de  quatro anos e outra de quase dois anos, e revi ali muitos momentos que ele abordou de forma muito peculiar e informativa.  Me vi nas experiências que ele falou e gostei das dicas que ele deu para que posamos trabalhar e também poder criarmos nossos filos com qualidade de vida, aproximação, participação, amor e carinho”.

“Teve ainda o filme, que a minha filha de quatro já entende adorou bastante o desenho. A mais nova veio ao cinema pela primeira vez e isso é também aprendizado para ela. Foi uma iniciativa importante da Caixa e OAB-BA, que divertiu toda a família. A CAAB se mostra sempre atenta às demandas da classe, e deixa isso evidente quando nos proporciona uma experiências como essa. Não podemos estar focados apenas no trabalho, a família é importante e nos ajuda a enfrentar desafios. Mas para que isso funcione precisamos encontrar tempo para a família em nossa estressante agenda profissional”.

Sessão CAAB cinema (61)

Rodrigo Nova com o filho Téo, Betha com o filho Enzo e Kathia Mattos

“Essas ações revelam que a CAAB e OAB-BA não pensam só nos advogados e advogadas como profissionais do direito. Pensam neles como um todo, como pessoas que precisam estar bem para atuar profissionalmente. E, a partir do momento em que se encontram bem na família vão render muito mais na profissão”, afirmou a advogada Betha Brito Nova (OAB-BA 17.391, que foi ao evento com o filho Enzo e saiu do cine feliz.

O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, compareceu ao Barra acompanhado da esposa Leila Fraga e dos filhos Ludmila e Luizinho. “Um evento coroado de êxito, principalmente com a forma como foi acolhido pelos colegas, pela qualidade da palestra do Alessandro, que toca e chama a atenção dos advogados e advogadas sobre a forma como criamos os nosso filhos e de que maneira temos que nos posicionar no nosso dia a dia com a família e os filhos”, afirmou.

“Foi também um importante momento de celebração. A Caixa de Assistência é voltado para a família dos advogados e advogadas e essa iniciativa, apoiada pela OAB-BA e fortemente abraçada por nossa diretoria, teve exatamente esse sentido de acolher os filhos e trazer eles para viver um momento diferente, um sábado animado com um bom desenho para a criançada. Eu saio daqui extremamente satisfeito com tudo que aconteceu”, pontuou o presidente.

Clécio Max – texto e fotos