Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Engajada na campanha Novembro Azul a CAAB oferece consulta com urologista e exame de PSA em sua sede

NA vale este
Mais uma vez, a CAAB se engaja e apoia a campanha Novembro Azul para ajudar no combate o câncer de próstata, o mais mortal entre homens. O objetivo é alertar para a necessidade de realização de exames, como o de próstata. Nos dias 05 e19/11, das 08h às 12h, na sede da Caixa de Assistência, no bairro de Nazaré, os advogados poderão se consultar com o urologista Daniel Porto e realizar o exame de PSA. O agendamento pode ser feito pelo telefone (71) 3327-8777.
Antes de realizar a coleta do sangue para o exame de PSA é necessário seguir algumas recomendações como: um jejum mínimo de 3 horas antes da coleta do material. Além disso, recomenda-se não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não andar de motocicleta nos dois dias que antecedem o teste; não deve fazer exercício de bicicleta (ergométrica ou não) por dois dias; não andar a cavalo dois dias antes do teste e evitar uso de supositório três dias antes da coleta do sangue.
“Acabamos de participar da campanha ‘Outubro Rosa’, que combate o câncer de mama, e oferecemos em nossa sede atendimento para as advogadas. Mais uma vez, uma ação que obteve sucesso e mostrou a preocupação da CAAB com a saúde dos nossos associados”, disse o presidente da instituição, Luiz Coutinho, lembrando da importância dos homens realizarem os exames rotineiros para acompanhamento da saúde da próstata.
O Novembro Azul é um movimento internacional surgido na Austrália em 2003, com o objetivo de promover a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Chegou ao Brasil em 2008. Sua implantação por aqui foi feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.
No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.
PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. O que são esses tais antígenos? Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo. Daí veio a ideia dos especialistas: fazer um exame para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças.
Para que serve o exame de PSA – Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.