Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advogados comparecem à sede da CAAB para consulta com urologista e exame de PSA

Na manhã desta terça-feira (05/11) advogados que agendaram consulta com o urologista Daniel Porto Mendes compareceram à sede da CAAB, em Nazaré, onde também realizaram exame de PSA. O serviço oferecido pela Caixa de Assistência faz parte de mais uma ação da instituição voltada para a preservação da saúde dos profissionais e mostra o engajamento da CAAB na campanha Novembro Azul, que tem como objetivo alertar para o combate ao câncer de próstata.

“É gratificante ver que os colegas estão atentos ao nosso chamamento à necessidade de realizar exames preventivos para combater o câncer de próstata. Doença que pode ser curada se descoberta precocemente”, disse o presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, lembrando que para agendar consulta e realização do PSA basta ligar para (71) 3327-8777.

Para o médico Daniel Mendes, a iniciativa da CAAB em estar engajada na campanha é de grande valor. “Hoje, o câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum do sexo masculino. Por isso mesmo, sua prevenção é de grande importância. Como é também importante essa massificação do conceito de prevenção. Então, quando a CAAB traz para os seus associados esse conceito ela está praticando algo de valor inestimável, algo que ajuda muito, muito mesmo, na promoção da saúde”.

medico

“Não podemos esquecer que o câncer de próstata é uma doença muito grave, mas com tratamento cada vez mais eficaz quando detectado no seu início. E só podemos detectá-lo nesse estágio, através de exames preventivos. Por isso, reforço os meus parabéns à diretoria da CAAB por essa iniciativa”, pontuou Daniel Mendes.

01
Eduardo José Dourado

O advogado Eduardo José Dourado (OAB-BA 16.885) aproveitou a ação da CAAB e fez sua primeira consulta com um urologista. “A preocupação da CAAB com a saúde da classe é excelente e isso nos motiva a participar dessas campanhas, que são importantes para nos alertar e mostrar a necessidade de começar a pensar sobre essas questões mesmo antes da idade em que os médicos recomendam essa atenção com a próstata”, disse elogiando a iniciativa da diretoria da Caixa de Assistência e do presidente Luiz Coutinho.

“Temos uma profissão bastante corrida e estressante, o que acaba atrapalhando na hora de ir ao médico, de cuidar da saúde. Quando a CAAB oferece esses serviços torna tudo mais fácil e tranquilo, pois a localização central da nossa sede favorece o acesso.”, acrescentou ressaltando que entre seus colegas jovens advogados ainda existe um certo preconceito quanto ao cuidados com a próstata. “Desde cedo aprendi a ter muita atenção e cuidado com a minha saúde. Preciso dela para encarar o dia a dia”.

Moisés Pereira Gomes (OAB-BA 40.115) costuma usar os serviços e benefícios da Caixa de Assistência e aproveitou para agendar consulta e também fazer o exame de PSA. “Confesso que relaxei e tem mais ou menos um ano e meio que não vou ao urologista. Mas, sempre estive atento para o cuidado com a saúde e acho importantíssimo a CAAB estar sempre atenta para campanhas como essa do Novembro Azul.O homem costuma ser relaxado e não vai muito ao médico. Ações como essa incentivam os colegas para essa necessidade importante”.

08 este
Bruno Mascarenhas Araújo com o médico Daniel Mendes

O estagiário Bruno Mascarenhas Araújo (OAB-BA 32.532E) também esteve na sede da CAAB para consulta como urologista Daniel Mendes. “Tenho 38 anos e fiz questão de marcar uma consulta para um bate-papo com o médico, que serviu para tirar algumas dúvidas e entender um pouco mais sobre como todo homem deve estar atento para a importância de realizar os exames que podem detectar o câncer de próstata. É muito bom estar esclarecido para não se deixar levar por tabus e preconceito”, afirmou.

“Essa iniciativa da CAAB mostra o senso de família da instituição e a preocupação de sua diretoria com a nossa saúde. Difícil encontrar uma entidade de classe com tal comprometimento com os seus associados. Vi que no mês de outubro o foco foi o Outubro Rosa, que alerta as mulheres para a necessidade de prevenção do câncer de mama. Isso nos deixa feliz, pois sabemos que somos apelidos  de verdade pela Caixa de Assistência”.

RECOMENDAÇÕES – Antes de realizar a coleta do sangue para o exame de PSA é necessário seguir algumas recomendações como: um jejum mínimo de 3 horas antes da coleta do material. Além disso, recomenda-se não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não andar de motocicleta nos dois dias que antecedem o teste; não deve fazer exercício de bicicleta (ergométrica ou não) por dois dias; não andar a cavalo dois dias antes do teste e evitar uso de supositório três dias antes da coleta do sangue.

O Novembro Azul é um movimento internacional surgido na Austrália em 2003, com o objetivo de promover a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Chegou ao Brasil em 2008. Sua implantação por aqui foi feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.

No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. O que são esses tais antígenos? Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo. Daí veio a ideia dos especialistas: fazer um exame para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças.

Para que serve o exame de PSA – Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.