Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Auditório lotado confirma sucesso do I Fórum Baiano de Direito Desportivo

O auditório da Faculdade Baiana de Direito esteve lotado durante todo o dia desta quarta-feira (06/11), o que confirmou o sucesso do I Fórum Baiano de Direito Desportivo & Seminário dos 10 anos do Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA). Apoiadoras do evento a OAB-BA e a CAAB foram representadas por seus presidentes  Fabrício Castro e Luiz Coutinho, respectivamente. Também esteve presente o secretário-geral adjunto da Ordem, Maurício Leahy. O tesoureiro da Caixa de Assistência e também diretor de esporte, Milton Jordão, participou da mesa que debateu o ‘Futuro do Esporte Profissional: a aposta esportiva, fair play financeiro e complaince.

Luiz Coutinho, que esteve na mesa de honra e fez a abertura do evento, elogiou a organização do Fórum e falou da satisfação de estar caminhando lado a lado dom o IDDBA. “A Caixa de Assistência também está atenta e apoia o crescimento do interesse de advogados e advogadas no direito desportivo”, afirmou.

Em sua fala, Fabrício Castro destacou a atuação da advogada Juliana Camões e dos colegas Milton Jordão e Fabiano Vasconcelos pela realização e sucesso do evento, que considerou de qualidade e que vai contribuir em muito para o desenvolvimento do direito desportivo. “Quero também parabenizar a Faculdade Baiana de Direito, na pessoa de seu diretor Valton Pessoa, por mais uma vez estar com a OAB-BA na realização de um evento. Isso mostra a qualidade que tem a Baiana e a potencialidade que tem a OAB-BA”, pontuou.

_MAX4236

Milton Jordão

Milton Jordão falou sobre o apoio da CAAB para a realização do evento. “A Caixa tem uma política de incentivo ao esporte e o fórum trata da união de um fator que a gente valoriza no nosso dia a dia, que é direito desportivo. Essa é, portanto, uma oportunidade muito bacana de ver a integração com novos profissionais”, afirmou ressaltando que esse segmento do direito  tem crescido demasiadamente. “Os novos advogados têm se interessado muito por essa área e a Caixa está atenta a esses movimentos, está atenta a essas novas oportunidades também para abrir portas para a jovem advocacia”.

Fabiano Vasconcelos

“O Fórum foi pensado desde o início da gestão do presidente Fabrício Castro na OAB-BA, quando eu assumi a comissão, até porque é um tema novo e que vem sendo muito requisitado, especialmente pelos jovens advogados. Por isso mesmo, o direito desportivo é uma área que tende a crescer bastante. O público que lotou o auditório revela esse interesse”, afirmou Fabiano Vasconcelos, presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-BA.

_MAX4088

Guilherme Bellintani

“Trata-se de um evento importantíssimo, primeiro por ser de uma área do direito que cada vez mais vem crescendo, se destacando, e a Bahia vem tendo uma participação importante nesse cenário. Então está de parabéns a CAAB e a OAB-BA, que sempre têm iniciativas pioneiras. E em geral, a Ordem começa a discutir um tema que toma corpo, toma forma e ganha intensidade. Acho que o direito desportivo vai crescer muito no Estado”, afirmou o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani.

_MAX4178

Sandro Marcello

Para o advogado Sandro Marcello, o direito desportivo está crescendo muito no Brasil e também na Bahia, e não poderia ser diferente. “Um evento desse abre espaço para que estudantes e jovens advogados, e também que já está no exercício da advocacia há mais tempo, se engajem no estudo do direito desportivo e passem e atuar nessa área. O fórum é muito importante para o Brasil e a Bahia”.

ZZZZ

Tullo Cavallazzi Filho

O presidente da Comissão Nacional de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB, Tullo Cavallazzi Filho, participou do Fórum e elogiou sua realização. “O evento é um marco para a Bahia, que já é um berço de grandes profissionais da área do direito desportivo. E, ao trazer profissionais de todo o país, ele consegue transformar a Bahia no dia de hoje no grande fórum de discussão da matéria. Sem dúvida alguma o direito desportivo é hoje uma das áreas que mais despontam para a jovem advocacia e para aqueles que querem iniciar já em uma nova especialidade do direito”.

WWWWW

Wladimir Camragos

“Um evento desse porte serve para regionalizar a questão e discutir o tema em Salvador, que é uma capital muito relevante para o Brasil. Temos uma satisfação muito grande de acompanhar o crescimento do direito desportivo na Bahia, que vem dando exemplo ao Brasil. Essa experiência do Bahia, no futebol, com inclusão social, com pautas inclusivas, tem sido exemplo para o Brasil inteiro. Então eu costumo dizer que a Bahia não é mais uma região e sim centro do Brasil nessa área do direito dedicado ao esporte”, afirmou Wladimir Camragos, professor da Universidade Federal de Goiás e ex-presidente da Sociedade Brasileira do Direito Desportivo.

_MAX4208

Valton Pessoa (à esq.) e Milton Jordão

Para o diretor da Baiana, Valton Pessoa, o grande interesse pelo evento revela sua grande importância. “A gente avalia a importância de um evento pela quantidade de pessoas que o prestigiam. Trata-se de um evento importantíssimo, de uma área de suma importância para o desporto baiano. O IDDBA, que completa 10 anos, vem fazendo um trabalho brilhante. Tivemos hoje aqui lançamento de um livro e a discussão de temas importantes. Então é só elogios e aplausos e que isso se repita mais vezes e com maior frequência”.

Marcelo Sant’Ana

“Uma iniciativa muito interessante pois podemos debater o impacto do direito desportivo dentro do mercado do futebol, as implicações das mudanças que podem ocorrer, o impacto no contrato de trabalho. Então, é sempre bom estarmos atualizados para que continuemos tomando as decisões acertadas nesse cenário do futebol, que mistura tanta emoção, tanta paixão”, disse Marcelo Sant’Ana, ex-presidente do Esporte Clube Bahia.