Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Advogados atendem à convocação da CAAB e campanha do Novembro Azul foi sucesso

Mais uma vez a Caixa de Assistência investe na promoção da saúde dos advogados e promove uma ação de sucesso com a campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata. Os profissionais que agendaram consulta com o urologista Daniel Porto Mendes também realizaram exame de PSA e falaram da importância de se prevenir contra essa silenciosa doença que mata muitos homens a cada ano no Brasil, mas que se detectada no início o paciente tem grandes chances de cura.

Incentivador das campanhas voltadas para a prevenção de doenças realizadas pela CAAB, o presidente da instituição, Luiz Coutinho, comemora a grande aceitação e participação dos advogados que atenderam à convocação da Caixa de Assistência. “Estaremos sempre engajados nessas campanhas e a aceitação da classe é o maior estímulo e incentivo para que nossa diretoria continue investindo na saúde dos colegas, que precisam estar bem para exercer cada vez melhor a advocacia”, afirmou Coutinho.

Romilson Silva Cardoso

“Há cerca de seis anos faço meus exames periódicos, dentre eles o exame de próstata. Essa ação da CAAB é de grande valia porque, infelizmente, ainda existe preconceito em muitos colegas. Não é um exame desse que vai dizer se você é mais homem ou menos homem. Vejo como um exame comum, mas muito importante como preventivo. Quando você recebe a palavra de câncer toma como se fosse praticamente uma sentença de morte. Então, nada melhor do que fazer o exame preventivo para que se ocorra a doença ela seja descoberta no início, facilitado o tratamento. A CAAB está de parabéns e acho que todo homem deve fazer. Eu tenho um tio que teve câncer de próstata. Tenho um primo que está em tratamento. Portanto, como tenho casos na família, o preventivo se torna ainda mais importante”, disse Romilson Silva Cardoso (OAB-BA 49.615).

Paulo Soares da Silva

Com opinião parecida estava Paulo Soares da Silva (OAB-BA 29.410). “Já faço os exames preventivos há vários anos e tenho certeza que são muito importantes. Precisamos e devemos acompanhar como anda a nossa saúde, especialmente no caso da próstata. O exame preventivo evita surpresas indesejáveis. Impede que se o problema aparecer você não o descubra tarde demais. Faço isso há mais de 40 anos”, alerta.

Otto Pereira dos Santos

“A CAAB sai na frente mais uma vez com a promoção dessa consulta e do exame de PSA. O preventivo é muito importante para evitarmos problemas com a nossa saúde. Sem esquecer que foi tudo muito tranquilo e rápido aqui na sede da Caixa de Assistência. Estarei por aqui todos os anos e parabenizo a CAAB por se preocupar com a saúde da classe. Uma ação de grande importância”, ressaltou Otto Pereira dos Santos (OAB-BA 45.407).

Fábio Cruz de Sousa

Fábio Cruz de Sousa (OAB-BA 36.237) fez pela primeira vez a consulta com o urologista e o exame de PSA. “É primeira vez que faço essa consulta e o PSA. Acho que a CAAB presta um serviço excelente para a classe.  Vinha conversando com o rapaz do Uber e falei para ele que acredito que a OAB-BA é a única entidade de classe que trabalhe de verdade em prol da categoria. Ao menos, não vejo nenhuma outra que desenvolva um trabalho igual ao da CAAB. Tomara que continue assim e que outras campanhas voltadas para a saúde de advogados e advogadas sejam realizadas”.

José Raimundo dos Santos Silva

“Essa é a primeira vez que faço a consulta com o urologista e o exame de PSA. Para mim, a iniciativa da CAAB em se engajar na campanha Novembro Azul é muito importante para a saúde dos advogados, que conseguem ter o equilíbrio da saúde e ficam sabendo como estão as coisas. Nossa saúde é fundamental para o trabalho que desenvolvemos na advocacia. Tenho 37 anos, mas já procuro fazer o preventivo para saber se está tudo certinho com a minha próstata. É a maneira mais segura de ficar sabendo como anda minha saúde”, disse o advogado José Raimundo dos Santos Silva (OAB-BA 29.000).

Edcarlos Simões dos Santos

Consciente de suas obrigações para com a própria saúde, Edcarlos Simões dos Santos (OAB-BA 63.895) agendou a consulta na sede da CAAB. “Já faço exames preventivos há uns três anos. Acho fundamental que todo homem siga as recomendações médicas, em especial nos cuidados com a próstata. Descobrindo algum problema no começo, são grandes as chances de um tratamento com sucesso e cura. A ação da CAAB é importantíssima. Essa iniciativa facilita a nossa vida, que é de correria. Quase que não temos tempo para ir ao médico. Aqui foi tudo muito tranquilo, sem fila… (risos). A Caixa está de parabéns”, pontuou.

SOBRE A CAMPANHA – O Novembro Azul é um movimento internacional surgido na Austrália em 2003, com o objetivo de promover a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Chegou ao Brasil em 2008. Sua implantação por aqui foi feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Além de conscientizar a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque. O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, à frente do reto. Ela produz até 70% do sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.

No mundo, este é o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português. O que são esses tais antígenos? Tratam-se de moléculas produzidas por essa glândula, inclusive quando ela está saudável. O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo. Daí veio a ideia dos especialistas: fazer um exame para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças.

Para que serve o exame de PSA – Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.

Clécio Max – Texto e fotos