Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Secretário representa CAAB em solenidade de reinauguração da Sala da Advocacia no Fórum do Imbuí

O secretário-geral Adjunto René Viana representou a CAAB na solenidade de reinauguração da Sala da Advocacia no Fórum regional do Imbuí, onde funcionam os Juizados Espaciais. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira (05/03) e foi coordenada pelo presidente da OAB-BA, Fabrício Castro. O espaço, que atende de três a quatro mil advogados por mês, teve o número de computadores ampliado de 14 para 26, conta com serviço de copiadora e impressão de documentos e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também participaram do evento o tesoureiro da Ordem, Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto da seccional, Maurício Leahy.

“Há muito tempo que a gente pede essa ampliação porque, de fato, o Fórum do Imbuí é o que mais reúne advogados e advogadas em todo o estado da Bahia e quando a gente atende a advocacia, a gente atende também a cidadania”, ressaltou o presidente lembrando que Os Juizados Especiais são a porta de entrada de muitos jovens advogados e advogadas, o que torna a requalificação da sala ainda mais importante.

Ainda segundo o presidente da OAB-BA, o apoio da atual gestão do TJBA aos pleitos da advocacia foi de grande importância para que a classe pudesse hoje ter a nova sala. Ele destacou o empenho e agilidade da coordenadora dos Juizados Especiais, a juíza Fabiana Pelegrino, em proporcionar a realização das melhorias. “Nós já tínhamos a sala, mas foi o entendimento de vossa excelência a cerca da importância da advocacia que permitiu que possamos hoje oferecer à classe uma condição melhor de trabalho para assim atender as necessidades da advocacia e do jurisdicionado”, completou.

Fabiana Pelegrino, que falou em nome do Tribunal de Justiça da Bahia, destacou que nesse novo momento que se iniciou com a posse do atual presidente do TJBA, Lourival Trindade, está prevalecendo o diálogo e cooperação entre os atores do Poder Judiciário sempre no sentido de proporcionar uma melhoria do acesso à Justiça pelo cidadão. “Sempre nos perguntamos o que é possível fazer para termos os operadores mais satisfeitos e mais efetividade na prestação jurisdicional. Nós integramos uma gestão que é participativa e dialógica, então faremos o que for possível para atender a finalidade de melhorar a Justiça em nosso estado”, disse.

“A advocacia se desenvolve, primordialmente, dentro dos tribunais, dentro dos fóruns. Portanto, um espaço como esse é de extrema importância. Um espaço onde advogados e advogadas podem utilizar o suporte, o maquinário, necessário à sua atuação, sobretudo nesses novos tempos de gestão tecnológica dos processos. E quando encontramos esse apoio do Tribunal de Justiça, entendendo os anseios da advocacia, podemos traçar um novo rumo de direcionamento para caminharmos juntos. Isso enche a advocacia de esperança e satisfação”, disse René Viana reiterando que a esperança se dá no sentido de que novos tempos realmente sopram no TJ-BA. “Assim, podemos esperar bons frutos não só para a advocacia como também para a sociedade”, pontuou o secretário-geral.

De acordo com a presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB-BA, Vanessa Lopes, é notório que a ampliação da sala traria melhores condições de trabalho para a advocacia e beneficiaria os cidadãos que recorrem à Justiça. “Estou esperançosa de que estamos vivendo novos tempos no Tribunal de Justiça e eu acredito que a relação de parceria do TJBA com a OAB-BA fará muito bem a todos”, afirmou.

Clécio Max – Texto e fotos