Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Audiência em Itabuna debate saúde pública em meio a surto de coronavírus

Uma audiência realizada na noite de quarta-feira (11) em Itabuna, que contou com a presença de advogados, gestores públicos e sociedade civil, debateu a questão da saúde pública em meio ao surto de coronavírus. Participaram do debate o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, do presidente da subseção da OAB no município, Edmilton Carneiro, do secretário municipal de Saúde, Uildson Nascimento.

O presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, reiterou o papel da Ordem no sentido de assumir o papel de propor debates de temas relevantes e de interesse público, ao tempo em que se possam apresentar possíveis soluções para gargalos a serem superados. “O debate sobre a questão da saúde pública se faz necessário em qualquer momento, pois se trata de direito garantido ao cidadão pela Constituição e dever do estado”, apontou.

O presidente da CAAB, Luiz Coutinho, lembrou que a OMS declarou, também na quarta-feira (11), estado de pandemia, por conta da propagação do coronavírus. Ele chamou a atenção para os dados apresentados para a cidade de Itabuna pelo secretário Uildson. “Importante saber que há recursos disponíveis para investir na qualificação de postos de saúde, que não deve ser limitada à questão de infraestrutura, mas que tenha condições, de fato, para atender a população”.

Para o presidente da subseção, Edmilton Carneiro é fundamental que o sistema de saúde pública possa atuar com ações preventivas e estar preparado para atender as demandas e sanar os problemas. “Saúde é direito, e não mercadoria. É importante vermos o protagonismo da Ordem também lançar luz sobre questões de interesse da nossa sociedade”.

Ainda participaram da audiência Mariza Eduane, representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Paulo Eduardo, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, e Wanderlei S. Machado, representando as Lojas Maçônicas de Itabuna, entre outras entidades presentes.