Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CORONAVÍRUS – SUSPENSÃO DE SERVIÇOS

Atenta às determinações das autoridades de saúde pública em virtude da pandemia de coronavírus e focada na prevenção da saúde de advogados e advogadas a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) resolveu suspender por 15 dias, a partir desta terça-feira (17/03), todos os serviços oferecidos na sede, no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM) e nas unidades do interior. A suspensão vale também para as vans da instituição.

Com a medida, de caráter preventivo, a CAAB colabora com a saúde pública e protege seus associados de uma possível contaminação com essa perigosa doença, que deve ser combatida por todos seguindo instruções do Ministério da Saúde (MS). O expediente interno da sede do bairro de Nazaré, por enquanto, está mantido.

A CAAB segue observando os fatos e determinações das autoridades de saúde pública sobre ações e medidas relacionadas à pandemia e espera poder retomar suas atividades ao fim desse prazo. Desta forma, divulgará novidades por meio dos seus canais de comunicação: site e redes sociais da CAAB.

Todos devem fazer sua parte para combater o coronavírus. Veja algumas dicas e tire dúvidas:

Como acompanhar a epidemia?
O Governo divulga boletins nacionais em tempo real. As equipes de saúde e serviços estão preparados para atender pacientes com sintomas iguais ou parecidos com os da doença. Esta rede é composta por unidades básicas de saúde (US), unidades de pronto atendimento (UPAs), SAMU e um monitoramento efetivo dos vírus circulantes chamado serviço sentinela.

Devo usar máscaras?
Apenas se estiver com os sintomas da doença, para evitar a transmissão do vírus, ou se mantiver contato com pessoas infectadas, como no caso dos profissionais de saúde. Quem não apresenta sintomas deve apenas adotar as medidas de prevenção.

É possível estar com a doença mesmo sem apresentar sintomas?
Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

Como diferenciar a COVID-19 do resfriado e da gripe?
Os sintomas da COVID-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

A COVID-19 acomete apenas idosos?
Não. Qualquer pessoa pode ter a doença, mas o público mais vulnerável são idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Posso contrair o coronavírus pelo ar?
Não. O contágio se dá pelo contato com pessoas infectadas, por meio da saliva, tosse ou espirro. Por isso, deve-se ficar a mais de 2 metros de distância de um portador da doença.

Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
Não há evidência de que animais de estimação contraiam ou transmitam o coronavírus.

Existe algum remédio que previne a COVID-19?
Não. A eficácia de antibióticos e vitaminas também não é comprovada nesse caso. A melhor maneira de prevenir a doença é adotar as medidas de proteção.

Usar o álcool em gel é mais eficiente do que lavar as mãos como medida preventiva?
Não. A higienização das mãos com água e sabão por cerca de 40 segundos já é suficiente para prevenir a contaminação pelo coronavírus. O uso de álcool em gel de 70% é uma forma alternativa de manter a higienização. Ele é importante para a limpeza de objetos e superfícies usadas com frequência que podem podem favorecer o contágio.

Todas as pessoas devem fazer exame para saber se estão com a doença?
Não. Apenas quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar as unidades de saúde e, conforme solicitação médica, realizar o exame. Os testes devem ser feitos no mesmo local do atendimento.

Como posso contribuir?
Ajude a divulgar as dicas de prevenção. Converse sobre o conteúdo deste site com seus colegas, amigos, vizinhos e familiares.