Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Covid-19: Auxílio Alimento CAAB para advogados e advogadas em vulnerabilidade financeira

Diante da pandemia do coronavírus (covid-19), que levou as autoridades de saúde pública a determinarem o isolamento social, dificultando ainda mais o dia a dia de advogados e advogadas que se encontram em situação de vulnerabilidade financeira, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) resolveu baixar a Resolução nº 05 de 06 de abril de 2020, criando o Auxílio Alimento CAAB.

A ação solidária da CAAB é o resultado de uma iniciativa conjunta com a OAB-BA e atenderá as solicitações com base nos recursos destinados pelo Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial (FIDA), por meio da Resolução nº 07/2020. No entanto, a diretoria da Caixa de Assistência avalia a possibilidade de executar um remanejamento orçamentário que possa garantir além do Auxílio Alimento, novas ações de cunho social para apoiar os associados no enfrentamento dessa situação que pegou a todos de surpresa.

“Trabalhamos com um orçamento definido no ano anterior, o que nos impossibilita de enfrentar situações como a decorrente dessa pandemia sem que façamos um reestudo orçamentário”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, ressaltando que a diretoria já avalia o orçamento de 2020 com o objetivo de identificar recursos que possam ter sua finalidade alterada para que consigamos adequar outros benefícios.

“Temos que agir com planejamento, mesmo em meio à crise, de forma a atender os colegas que, infelizmente, encontram-se nessa situação e também gerir de forma responsável os recursos que a OAB-BA destina à Caixa de Assistência para executar os atendimentos a que ela se destina”, acrescentou o presidente, lembrando que inicialmente a CAAB buscou o apoio do FIDA para essa ação emergencial.

Ainda de acordo com o presidente, diante do agravamento da situação desses colegas é necessário que quem for requerer o benefício avalie se realmente precisa dele nesse momento, para que não falte a quem carece dessa ajuda. “Temos um limite orçamentário e isso nos impede de ajudar a toda a classe, como gostaríamos. Daí a importância dessa ressalva”, pontuou Luiz Coutinho.

DELEGADOS CAAB – Para colocar em prática o benefício do Auxílio Alimento a CAAB vai viabilizar a logística de entrega das cestas em todas as subseções do da OAB-BA. “Nesse momento estamos contando com o apoio e empenho de nossos delegados e delegadas, aos quais vamos garantir toda estrutura para que façam com que os alimentos cheguem às mãos dos requentes e isso com o menor espaço de tempo. Realizamos uma videoconferência com esses colaboradores e vimos que todos estão empenhados para que os colegas em situação de vulnerabilidade financeira sejam atendidos o mais breve possível”, ressaltou Luiz Coutinho.

Para receber o Auxílio Alimento CAAB é necessário fazer, a partir do dia 07 de abril, a solicitação e preencher o pré-cadastro, através do site da instituição: www.caab.org.br

Após essa etapa inicial o associado receberá a confirmação e um novo acesso para emitir o voucher, com instruções para retirada do benefício em sua região.

Confira a Resolução CAAB Nº 05/2020.

Solicite aqui o seu Auxílio Alimento CAAB.
Mais informações (71) 3327 8777.