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Advogados da capital e interior requerem Auxílio Alimento CAAB

A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado da Bahia (CAA-BA) editou a Resolução nº 05/2020 que institui a concessão do Auxílio Alimento CAAB, inicialmente, com duas cestas de alimentos para advogadas e advogados que estejam em vulnerabilidade financeira por conta da pandemia do novo coronavírus, com base nos regramentos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

Após poucas horas de lançado, a instituição identificou uma grande demanda de requerimentos para o auxílio no site. Até a tarde desta terça-feira (7), dia da abertura do pré-cadastro, metade das cestas já haviam sido operacionalmente direcionadas para a advocacia tanto na capital quanto no interior. Mantivemos a entrega de duas cestas contendo alimentos diversos, tudo conforme o enquadramento determinado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), e, principalmente a premissa da atual gestão que prioriza contemplar em suas ações o maior número de colegas.

Os diretores avaliaram a necessidade de alguns ajustes nessa medida. Após reformulação os requisitos que dão acesso ao auxílio foram flexibilizados, sendo necessário agora que o requerente apresente apenas uma declaração de vulnerabilidade financeira, que pode ser preenchida no próprio site durante o pré-cadastro.

Reconhecendo que o momento é desafiador não só para a advocacia, mas para diversos setores e segmentos do país, a diretoria registrou que: “O que estamos vivendo é algo novo e inimaginável, nunca antes visto na atual proporção. A velocidade de uma pandemia não nos permite o tempo para planejar como gostaríamos mas, buscamos, na medida do possível, agir para que nenhum colega, que realmente precisa, fique desamparado.

Os gestores afirmaram ainda que: “Desde o início deste surto, estamos atuando intensamente visando dar todo e qualquer suporte aos membros da advocacia, indistintamente”.

No dia 19 de março, a diretoria da CAAB aprovou a Resolução Nº 02/2020, que ampara com auxílio pecuniário advogados e advogadas infectados pela Covid-19, e, com isso, ficaram impedidos de exercer suas atividades em qualquer aspecto. Foi lançado ainda uma plataforma online, totalmente gratuita, com especialistas da área da saúde à disposição da classe para esclarecer todas as dúvidas e dar orientações na busca de atendimentos médicos, no que se refere à Covid-19.

Ainda na linha de serviços, apesar da suspensão presencial de alguns foram mantidos na sede o serviço de odontologia, para os casos de urgências. No mesmo local foi retomado o serviço de certificação digital, com agendamento prévio pelo site e readequações que evitam aglomerações. Além do Serviço Social, que recebe tanto as requisições para o Auxílio Alimento CAAB quanto para os demais benefícios, para os elegíveis a eles.

A diretoria finalizou seu posicionamento desta tarde relembrando a proximidade da Semana da Páscoa, período de reflexão, que ganha um sentido a mais neste ano cheio de adversidades. “É o momento de comunhão, de reforçar o amor ao próximo e desejar que todos tenham serenidade para completar essa travessia. Ao que depender de nós, não faltará alimento na mesa dos colegas que realmente precisam, e os que continuam requerendo os benefícios vigentes da CAAB. Apesar de todas as limitações vamos continuar agindo em favor do bem coletivo, com a certeza de que tudo isso será superado”.

Confira Resolução N°6 que retifica a resolução N° 5.