Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Subseção de Itabuna recebe os novos membros da advocacia baiana em solenidade virtual

 

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Itabuna realizou, nesta sexta-feira (12), uma solenidade virtual de entrega de carteiras aos novos membros da advocacia. A transmissão foi feita ao vivo, através do aplicativo Zoom, e contou com a participação do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Othon Dantas, que além de parabenizar e dar boas-vindas aos novos advogados conduziu toda a solenidade muita habilidade, recebendo elogios de alguns participantes. O juramento foi conduzido pela bacharel em Direito Ricardo Taglicolli, que também recebeu a sua carteira junto com os demais colegas. A solenidade “formou” uma turma de 8 jovens advogados e advogadas, que a partir de hoje estão aptos para o exercício da profissão.

 

 

Em suas palavras o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, falou sobre o carinho que recebeu da cidade de Itabuna quando foi acolhido com o título de cidadão. Ele enfatizou aos novos colegas sobre a importância da técnica na atuação. Mas “acima da técnica sem dúvida está a ética profissional”. O presidente da CAAB alertou ainda sobre a necessidade de estarmos atentos à preservação da Constituição e da democracia, independentemente de posicionamento ou partido político. Ele bradou: “a OAB é o meu partido”.

 

Tendo iniciado a advocacia no interior da Bahia, mais precisamente em Itabuna, Luiz Coutinho relembrou sobre as limitações que enfrentou para dar andamento aos processos. Hoje, com a tecnologia disponível, os mesmos atos que ele desenvolvia apenas presencialmente, tendo que se deslocar do interior até a capital, já podem ser realizados com alguns cliques no computador. O presidente da CAAB exaltou esse avanço e sinalizou que, apesar dos desafios do início da profissão, os jovens, em especial, têm esse ganho por já dominar esse mundo virtual.

 

 

Na sequência o delegado da CAAB na subseção de Itabuna, Dr. Ico Oliveira, apresentou os serviços da instituição mostrando aos novos colegas sobre a importância de ter serviços de qualidade à disposição da classe. “Conheçam o site e desfrutem também dos serviços de delivery com vantagens exclusivas aos profissionais da advocacia durante a pandemia e o isolamento social”.

 

Ico Oliveira, delegado CAAB em Itabuna

 

A presidente em exercício, Aline Gomes, deu as boas-vindas aos novos membros da advocacia de Itabuna e se mostrou emocionada com as palavras do presidente Coutinho. Falando aos advogados e advogadas ela declarou: “Vocês estão chegando agora e estão percebendo que a Ordem é união”.

 

Aline Gomes, presidente em exercício

Aline relembrou ainda quando, há quatro anos, teve suas prerrogativas desrespeitadas por um magistrado: Na ocasião eu tive a honra de contar com o apoio da OAB-BA. Tive ao meu lado a Dra. Ana Patrícia vice-presidente e o Dr. Fabrício Castro, então Conselheiro Federal da OAB. “A força da Ordem vem da unidade dos advogados… se somos grandes é porque somos unidos”.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Othon Dantas, finalizou a solenidade parabenizando os novos colegas e exaltando a importância dos familiares na solenidade e na trajetória até a conquista da carteira da OAB-BA. “Mesmo em uma solenidade virtual eu pude ver vocês olhando para os lados e sorrindo para os familiares”.

Além dos mais de vinte participantes que prestigiaram a solenidade, registramos também a participação do conselheiro da seccional José Henrique Andrade Chaves.