Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB ilumina fachada de sua sede e do prédio do CCJM pelo Setembro Amarelo em alerta ao suicídio e pela saúde mental da advocacia

Engajada, mais uma vez, na campanha Setembro Amarelo em alerta ao suicídio e para promover ações em defesa da saúde mental da advocacia baiana, a CAAB ilumina de amarelo as fachadas de sua sede, em Nazaré, e do prédio do Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), na Mouraria, durante o mês de setembro. O objetivo, como em outras campanhas anuais, é mostrar a presença da Caixa de Assistência, braço social da OAB-BA, em ações de cunho social que envolvem advogados e advogadas, e a sociedade de modo geral.

Com a ação, a CAAB se associa ao objetivo maior do Setembro Amarelo que é o de conscientizar e alertar as pessoas sobre o suicídio. Uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, e o Centro de Valorização da Vida (CVV) para conscientização em relação ao suicídio, fomentando a prevenção e promoção da saúde mental.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que 10 de setembro seria o Dia Mundial para chamar a atenção para o suicídio. A organização observou a necessidade de desenvolver uma estratégia que abordasse o tema sem o tabu envolvido, fomentando a informação e a conscientização.

Em 2014, a ABP, o CFM e o CVV idealizaram o Setembro Amarelo. O objetivo, segundo as organizações, é conscientizar sobre o suicídio, abordando as formas de prevenção. Por isso, essa ação está presente em toda a sociedade e o intuito é que, a cada ano, aumente a participação.