Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

“A advocacia valorizada é o cidadão valorizado” diz Luiz Coutinho em Colégio de Presidentes das Subseções da OAB-BA

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, participou, na manhã desta quarta-feira(16/09), do VI Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-BA, quando defendeu a imediata retomada dos trabalhos do poder judiciário, ressaltando que a advocacia não aguenta mais. “Não é possível que tudo volte a funcionar e a advocacia não. Assistimos a reabertura de cinemas, shoppings, restaurantes, entre outras atividades, enquanto advogados e advogadas continuam sendo prejudicados por não poderem trabalhar”.

Luiz Coutinho lembrou ainda que a advocacia vem enfrentando uma série de dificuldades por conta da pandemia e do isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias. “O papel da OAB é o de cobrar e pedir medidas urgentes nesse sentido. Inclusive, já se dirigiu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em várias oportunidades. Mas a Ordem não tem o condão de deliberar sobre o posicionamento dos tribunais”, ressaltou Luiz Coutinho, pontuando que a advocacia valorizada é o cidadão valorizado e com seus direitos assegurados.

O presidente afirmou ainda que a OAB-BA cobra um posicionamento dos tribunais no sentido de normatizar, de maneira adequada, a participação de todos nesse processo, de forma a viabilizar o retorno ao trabalho de advogados e advogadas em toda a Bahia, começando pelas Salas da Advocacia. “Continuaremos atentos, vigilantes e cobrando um posicionamento em favor da sociedade e em favor da advocacia, seguindo a orientação deliberada pelo Conselho Seccional e agora pelo Colégio de Presidentes”.

CAAB – Sobre a atuação da Caixa de Assistência durante a pandemia, o presidente disse que a instituição adotou as medidas necessárias para proteger a saúde dos associados e colaborardes, seguindo orientações das autoridades de saúde. Mesmo tendo suspendidos seus serviços, manteve alguns considerados essenciais como o Plantão Odontológico em sua sede, a Certificação Digital e o Serviço Social telepresencial.

“A CAAB em sua retomada presará pela segurança dos advogados e advogadas, tanto na capital quanto no interior da Bahia. Para isso, vem oferecendo aos presidentes das subseções da OAB-BA o apoio necessário para criar meios para viabilizar essa reabertura em cada região do Estado”, disse o presidente.