Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Dirigentes da OAB defendem ‘Diretas Já’ na OAB no lançamento da campanha ‘Quero Diretas na OAB’

Compartilhe

Na noite desta quinta-feira (22/10), o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, defendeu a campanha pelas eleições ‘Diretas já na OAB’, em evento online promovido pela OAB-BA em seu canal do YouTube, que contou com a presença de lideranças da advocacia de todo o Brasil. “Não dá mais para empurrar essa estranha situação. Somos, historicamente, defensores intransigentes da democracia no país e fomos protagonistas das Diretas já no Brasil. Temos que ter eleições nesta mesma linha também para o Conselho Federal da OAB e é isso que cobram advogados e advogadas de Norte a Sul do país”, ressaltou Coutinho parabenizando toda a classe pelo engajamento nessa luta histórica.

“Há cerca de 10 anos acompanhamos e defendemos a luta do nosso eterno presidente da seccional baiana Luiz Viana (atual vice-presidente do Conselho Federal da OAB), que defende incansavelmente as eleições diretas na Ordem com a participação nas urnas de advogados e advogadas de todo o país. Nada mais justo e coerente, quando lembramos a história e luta combativa da OAB pelas Diretas Já no Brasil”, ressaltou Luiz Coutinho, que também defendeu em sua fala no evento o fortalecimento da paridade na ordem. “A OAB vai crescer e se fortalecer cada vez mais quando tivermos a paridade entre advogados e advogadas nos postos de decisões da Ordem”.

O lançamento oficial da campanha Diretas já na OAB reuniu membros da advocacia de todo o país. A coordenação ficou por conta do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, o qual destacou na abertura das transmissões que “a Bahia mais uma vez, é protagonista em uma luta que, certamente, vai trazer o fortalecimento da advocacia e da democracia no estado e no país”.

“Não desmereceremos jamais o prestígio e credibilidade dos presidentes eleitos democraticamente até aqui, uma vez que essa era a forma empregada para elegê-los. Mas, como uma instituição que é reconhecida pela sociedade como guardiã da democracia e do estado democrático de direito, não podemos continuar elegendo nossos líderes nacionais sem que seja pelo voto direto de cada advogado e advogada desse país”, disse Castro.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz (ex-presidente da OAB-BA), considerado um dos mentores das Diretas já na OAB, também participou do evento e, mais uma vez, lembrou a proposta para o fortalecimento da advocacia nacional. Viana lembrou que essa foi uma das bandeiras que defendeu em sua plataforma de campanha da primeira eleição para Presidência da OAB-BA, em 2012. “Fortalecemos a OAB-BA sempre pautados na democracia, transparência e participação da classe em nossa decisões”, afirmou Luiz Viana parabenizando o evento e os participantes.

Em Sua fala, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão ressaltou a importância da gestão do ex-presidente Luiz Viana, que, dentre outros avanços, implementou a forte e atuante participação da mulher advogada em sua gestão. “Até 2013, a OAB-BA tinha nove advogadas em sua diretoria, Hoje, somos paridade e uma mulher como vice-presidente em duas gestões consecutivas. Queremos Diretas Já na OAB e cada vez mais a mulher advogada em postos de decisão na Ordem em todo o Brasil”.

Quem também destacou a luta de Luiz Viana por Diretas Já na Ordem foi o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy. “Dá orgulho fazer parte de uma classe que, reconhecidamente em todo o país, tem uma história de luta pela democracia e pelos direitos do cidadão. E, nesse particular, a OAB-BA é sempre um destaque. Nossa secional é também vanguardista em relação à luta pelas Diretas Já na Ordem. Desde 2007 nosso eterno presidente Luiz Viana fala sobre a necessidade e importância das Diretas Já na escolha do presidente nacional da OAB”, destacou Maurício Leahy, lembrado que a OAB-BA está fechada com essa importante questão para a advocacia nacional.

Clécio Max – texto e fotos