Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Dirigentes da OAB defendem ‘Diretas Já’ na OAB no lançamento da campanha ‘Quero Diretas na OAB’

Na noite desta quinta-feira (22/10), o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, defendeu a campanha pelas eleições ‘Diretas já na OAB’, em evento online promovido pela OAB-BA em seu canal do YouTube, que contou com a presença de lideranças da advocacia de todo o Brasil. “Não dá mais para empurrar essa estranha situação. Somos, historicamente, defensores intransigentes da democracia no país e fomos protagonistas das Diretas já no Brasil. Temos que ter eleições nesta mesma linha também para o Conselho Federal da OAB e é isso que cobram advogados e advogadas de Norte a Sul do país”, ressaltou Coutinho parabenizando toda a classe pelo engajamento nessa luta histórica.

“Há cerca de 10 anos acompanhamos e defendemos a luta do nosso eterno presidente da seccional baiana Luiz Viana (atual vice-presidente do Conselho Federal da OAB), que defende incansavelmente as eleições diretas na Ordem com a participação nas urnas de advogados e advogadas de todo o país. Nada mais justo e coerente, quando lembramos a história e luta combativa da OAB pelas Diretas Já no Brasil”, ressaltou Luiz Coutinho, que também defendeu em sua fala no evento o fortalecimento da paridade na ordem. “A OAB vai crescer e se fortalecer cada vez mais quando tivermos a paridade entre advogados e advogadas nos postos de decisões da Ordem”.

O lançamento oficial da campanha Diretas já na OAB reuniu membros da advocacia de todo o país. A coordenação ficou por conta do presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, o qual destacou na abertura das transmissões que “a Bahia mais uma vez, é protagonista em uma luta que, certamente, vai trazer o fortalecimento da advocacia e da democracia no estado e no país”.

“Não desmereceremos jamais o prestígio e credibilidade dos presidentes eleitos democraticamente até aqui, uma vez que essa era a forma empregada para elegê-los. Mas, como uma instituição que é reconhecida pela sociedade como guardiã da democracia e do estado democrático de direito, não podemos continuar elegendo nossos líderes nacionais sem que seja pelo voto direto de cada advogado e advogada desse país”, disse Castro.

O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz (ex-presidente da OAB-BA), considerado um dos mentores das Diretas já na OAB, também participou do evento e, mais uma vez, lembrou a proposta para o fortalecimento da advocacia nacional. Viana lembrou que essa foi uma das bandeiras que defendeu em sua plataforma de campanha da primeira eleição para Presidência da OAB-BA, em 2012. “Fortalecemos a OAB-BA sempre pautados na democracia, transparência e participação da classe em nossa decisões”, afirmou Luiz Viana parabenizando o evento e os participantes.

Em Sua fala, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão ressaltou a importância da gestão do ex-presidente Luiz Viana, que, dentre outros avanços, implementou a forte e atuante participação da mulher advogada em sua gestão. “Até 2013, a OAB-BA tinha nove advogadas em sua diretoria, Hoje, somos paridade e uma mulher como vice-presidente em duas gestões consecutivas. Queremos Diretas Já na OAB e cada vez mais a mulher advogada em postos de decisão na Ordem em todo o Brasil”.

Quem também destacou a luta de Luiz Viana por Diretas Já na Ordem foi o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy. “Dá orgulho fazer parte de uma classe que, reconhecidamente em todo o país, tem uma história de luta pela democracia e pelos direitos do cidadão. E, nesse particular, a OAB-BA é sempre um destaque. Nossa secional é também vanguardista em relação à luta pelas Diretas Já na Ordem. Desde 2007 nosso eterno presidente Luiz Viana fala sobre a necessidade e importância das Diretas Já na escolha do presidente nacional da OAB”, destacou Maurício Leahy, lembrado que a OAB-BA está fechada com essa importante questão para a advocacia nacional.

Clécio Max – texto e fotos