Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB oferece consulta com o urologista em apoio ao Novembro Azul

Mantendo todas as medidas de proteção, determinadas pelas autoridades de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus, a Caixa de Assistência vai oferecer aos advogados consulta gratuita com urologista. O objetivo é incentivar a prevenção e o combate ao câncer de próstata, o que mais acomete os homens e que em 2020, de acordo com estimativas do Instituo Nacional de Câncer (Inca), registrará mais 68 mil casos no Brasil. Os atendimentos ocorrerão na sede da CAAB, no bairro de Nazaré, nos dias 10 e 24 de novembro, das 08h às 12h, onde também será coletado sangue para exame de PSA. O agendamento deve ser feito pelo telefone 33278777.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A prevenção é uma arma importante nessa luta. Casos diagnosticados precocemente podem ter até 90% de chances de cura.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem duas diferentes estratégias para o diagnóstico: uma destinada às pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento). Para isso, são realizados dois tipos de exames:

Exame de toque retal – O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA – É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

ATIVIDADE FÍSICA – Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer.

Da mesma forma, fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura (já que estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado), diminuir o consumo de álcool e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir contra essa e outras doenças.