Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB prestigia posse de novo Comandante-Geral da PM

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13), com a presença do governador Rui Costa, o Coronel Paulo Coutinho assumiu o cargo de Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia. A cerimônia foi realizada na Vila Militar dos Dendezeiros, no bairro do Bonfim, em Salvador. Paulo Coutinho substituiu o também Coronel Anselmo Brandão no comando da corporação.

Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), o advogado Luiz Coutinho, irmão de Paulo Coutinho, prestigiou o evento de troca de comando da PM. Ele relatou que o irmão traz na essência os valores passados por sua família. “Paulo Coutinho tem todas as credenciais para assumir o cargo e desempenhar um papel de excelência à frente da Polícia Militar da Bahia. Além disso, sei que ele leva, por onde passa, todos os valores que nos foram passados por nossa família, que sempre nos ensinou a importância do servir”, disse.

O Coronel Paulo Coutinho destacou que é “uma grande honra estar à frente de uma instituição quase bicentenária. “Vamos seguir na missão de prover a segurança da sociedade baiana de forma diuturna. Queremos transmitir paz e tranquilidade, sem dar trégua ao crime. Vamos atuar com ações preventivas e, quando necessário, repressão qualificada”.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Ricardo Mandarino, destacou a experiência do Coronel Paulo Coutinho. “Uma excelente escolha baseada no currículo do comandante Paulo”, ressaltou.

O governador Rui Costa lembrou que Paulo Coutinho sucede o coronel Anselmo Brandão, que foi o comandante-geral que ficou mais tempo no cargo.”Entra o excepcional Coronel Paulo Coutinho, que vai trabalhar para superar o que foi feito até então pelo Coronel Anselmo”.

Ainda estiveram presentes na cerimônia Conselheiro Estadual da OAB-BA, Fabiano Pimentel, o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Henrique Trindade, o desembargador Sergio Cafezeiro, além de vereadores, deputados, secretários de Estado e outras autoridades.

Com mais de 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho já foi comandante do Batalhão de Polícia de Choque e também fundou e comandou o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na Bahia. Sua atuação à frente desta unidade especializada ganhou destaque em ocorrências de alta complexidade, na capacitação da tropa da PM (e de outras forças) e também no gerenciamento de crises envolvendo reféns. Ele é bacharel em Direito, em Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública, com pós-graduação em Gestão Governamental.

Em sua trajetória profissional constam diversas funções de destaque dentro da PM. Atuou no comando do Esquadrão de Motociclistas Águia, na Companhia de Ronda Tática Móvel (ROTAMO) e também como diretor de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMBA (CFAP).

Antes de assumir o Comando-Geral da PM, Paulo Coutinho estava à frente do Policiamento Regional da Capital Central (CPRCC), onde mais uma vez se destacou na função, contribuindo para aproximar a PM da sociedade.

Clécio Max – Texto e fotos