Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Paridade no sistema OAB-BA é ressaltada na abertura da III Conferência Estadual da Mulher Advogada

A participação feminina no sistema OAB-BA ganhou destaque na abertura da III Conferência Estadual da Mulher Advogada, que tem como tema “Igualdade, identidade e protagonismo coletivo”. Com transmissão online pelo canal da OAB-BA no YouTube, o evento, que prossegue até sexta-feira, foi aberto às 9h desta quarta (28/04) pelo presidente da seccional, Fabricio Castro, e tem como objetivo discutir os desafios da mulher advogada, agravados pela pandemia. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho participou da solenidade.

Em sua fala, a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, lembrou do avanço da participação da mulher advogada no sistema OAB nas gestões do ex-presidente Luiz Viana e de Fabrício Castro. “Quando iniciamos nossa trajetória na Ordem, em 2013, éramos nove mulheres no Conselho Seccional. Hoje somos 50 e isso é um dado simbólico que mostra como a OAB-BA foi completamente revolucionária, tanto para as causas da advocacia quanto para os enfrentamentos da sociedade. A presença das mulheres transformou a OAB-BA”, pontuou.

Fabricio Castro parabenizou a organização do evento e a importante atuação das mulheres advogadas no sistema OAB-BA, saudando a todos em nome de Ana Patrícia, da secretária-geral Marilda Santana, de Daniela Portugal (presidente da Comissão da Mulher Advogada) e de Renata Deiró (presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher). “Esse é o maior evento da advocacia feminina da Bahia e talvez do Brasil, com a participação de 230 mulheres. É uma hora para a advocacia da Bahia fazer esse evento. Nós já avançamos muito na questão da mulher advogada e antes de qualquer norma já tínhamos a paridade”.

Ao cumprimentar Luiz Coutinho, Fabrício Castro disse que: “É para mim uma honra e alegria caminhar ao lado do presidente da Caixa de Assistência, meu amigo Luiz Coutinho. A OAB-BA e CAAB caminham de mãos dadas e trabalham juntas pelo fortalecimento e crescimento da advocacia baiana. Assim construímos caminhos melhores”.

“Para mim é uma grande honra participar da abertura dessa conferência, já coroada de êxito desde a sua abertura”, disse Luiz Coutinho também parabenizando a organização da conferência e a escolha dos temas que serão discutidos no evento, destacando a atuação da mulher advogada no dia a dia da Ordem.

O presidente também ressaltou o trabalho que a CAAB desenvolve em parceria com a OAB-BA em prol da mulher advogada. “Recentemente criamos um auxílio para proteger e acolher advogadas e estagiárias inscritas na Ordem vítimas de violência doméstica. Garantimos atendimento psicológico, hospedagem temporária e assessoramento jurídico por meio da Comissão da Mulher Advogada”.