Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB entrega Auxílio Alimento para advogados e advogadas

A segunda etapa do Auxílio Alimento CAAB 2021 foi entregue pela Caixa de Assistência para advogados e advogadas de Salvador nesta quarta-feira (12/05), na sede da instituição em Nazaré. Os associados que atuam nas 36 subseções da OAB-BA no interior do Estado também serão atendidos nos próximos dias, seguindo o cronograma de cada uma das subseções.

Com o Auxílio Alimento a Caixa de Assistência objetiva minorar as dificuldades enfrentadas por associados que se encontram e vulnerabilidade financeira agravada pela pandemia do novo coronavírus, que impediu que muitos pudessem trabalhar por conta das medidas restritivas adotadas pelas autoridades sanitárias. Problemas esses ampliados com o fechamento da Justiça, impedindo as audiências presenciais. Mais uma vez, a CAAB vai adotar o sistema drive-thru para a entrega do benefício, o cumpre os protocolos de segurança, garantindo celeridade e comodidade para todos.

A advogada Graziele Medeiros Marques dos Santos (OAB-BA 63.063) esteve na sede da CAAB para retirar o benefício e falou sobre a iniciativa da Caixa de Assistência. “Eu muito agradeço à CAAB. Sou jovem advogada e perdi o emprego com a pandemia. Moro com minha mãe e sei que é de extrema importância o que a Caixa vem fazendo pela categoria nesse momento extremamente difícil para todos, não só os advogados e advogadas. Por mais que tenham feedback negativos no Instagram, sempre vai ter alguém para criticar, pois o que é ruim é da humanidade e não tem jeito, eu digo à diretoria que não pare com essas importantes ações. Assim como têm colegas que criticam têm aqueles que sabem que a CAAB está ajudando muito. Então, agradeço, de todo o meu coração, essa ajuda. Ela é importantíssima. Muito obrigado”.

“No ano passado fomos tomados de surpresa por essa perigosa e mortal pandemia e acreditávamos que seria uma coisa passageira. Foi-se 2020 e já estamos em maio de 2021 enfrentando as graves consequências da covid-19, que já matou mais de 220 mil pessoas no Brasil, das quais cerca de 20 mil na Bahia. Um quadro terrível que exige cuidado, prevenção e união para vencê-lo enquanto não existe vacina para toda a população”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho ressaltando nesse mês de maio a instituição completa 75 anos e mantém o seu papel de prestar apoio incondicional à advocacia. “O que nos deixa felizes ao ver uma instituição sólida, cumprindo a sua missão essencial”.

Prosseguindo, Luiz Coutinho lembrou que alguns criticam a ação da Caixa de Assistência com o Auxílio Alimento CAAB, mas esses são uma minoria e que não enfrentam as dificuldades da grande maioria dos advogados e advogadas que militam em Salvador e no interior do Estado (que também serão acolhidos com o benefício). “Mas os resultados das pesquisas de satisfação realizadas após as três primeiras etapas do benefício revelam que a CAAB está no caminho certo ao acolher seus associados. Na última, 97,1% aprovaram a iniciativa da diretoria. 97,5% consideraram muito bons os produtos oferecidos e o sistema drive-thru. Outros 94,4% responderam que não tiveram problemas e que foi tudo tranquilo e prático para acessar o site e realizar o cadastro”.

“Vivemos a tristeza diária que a pandemia nos trouxe, mas sem esmorecer diante dos desafios impostos, em meio a um cenário em que colegas estão passando sérias dificuldades, inclusive para sanar suas necessidades básicas, já que muitos não estão conseguindo dar andamento a seus processos, sobretudo por conta da impossibilidade de acesso aos fóruns. Continuamos clamando para que o Poder Judiciário se sensibilize frente a essa situação e permita uma retomada segura e responsável, com todos os protocolos necessários para preservar a saúde das partes envolvidas”, pontou o presidente.