Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB participa de solenidade virtual de entrega de carteira da OAB-BA para jovens advogados e advogadas de Feira de Santana

Compartilhe

Na tarde desta quinta-feira (13/05) a subseção da OAB-BA de Feira de Santana realizou uma solenidade virtual de entrega de carteira da Ordem para jovens advogados e advogadas. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da subseção Raphael Pitombo e contou com as presenças dos presidentes da OAB-BA e da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), respectivamente Fabrício Castro e Luiz Coutinho. Yohana Marques representou o Conselho Consultiva da Jovem Advocacia (CCJA) e também deu boas-vindas aos novos colegas.

“Como advogados sabemos o quanto é difícil a jornada de cada um até chegar a esse momento de receber a carteira da Ordem e passar a exercer a profissão, iniciando um novo ciclo. E não esqueça, esse agora é o mais difícil pois vocês estarão inseridos em um mercado bastante competitivo. Mas, com certeza, com muito trabalho e dedicação, vocês alcançarão êxito na profissional”, disse Raphael Pitombo ressaltando que hoje é também o dia de cada um assumir um compromisso com a OAB, uma das instituições de maior credibilidade de pais, com a ética e também com a sociedade defendendo a Constituição e o estado democrático de direito.

Em sua fala, Fabrício Castro disse aos colegas que o dia de entrega da carteira da Ordem é uma data marcante, até mesmo para aqueles que não seguirão na advocacia. “Isso porque é o dia em que vocês vão escolher um caminho. Vi muita gente desistir antes de começar. Por isso, digo a vocês que nada na vida é mais importante que a felicidade. Muitos, ante as dificuldades, acabam desistindo de um projeto de vida. Lembrem que nos próximos 30 ou 40 anos vocês vão acordar para exercer a profissão que abraçaram e podem conseguir dinheiro, status e muito mais. Mas, se vocês não seguirem a vocação, não atenderem ao chamado do coração de vocês, não vão conseguir continuar fazendo o que não gostam e não vão conseguir ser felizes”, ressaltou.

Prosseguindo, Fabrício Castro lembrou que é difícil advogar. “Ninguém sai da Faculdade, passa no exame de Ordem, abre um escritório na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, e de uma hora para a outra enche de clientes. Infelizmente não é assim e existem uma série de dificuldades, ainda mais com relação à economia do país e as dificuldades do Poder Judiciário onde faltam juízes e servidores. Mas, com muita luta e persistência conseguimos superar essas dificuldades diariamente. E sei que muitos de vocês aqui já enfrentaram dificuldades bem maiores do que as que estão por vir na profissão. E estão aqui, porque venceram”.

“Tenho raízes em Feira de Santana, que está na minha vida desde o meu início profissional e tive escritório no Edifício Muritiba, na Getúlio Vargas, avenida lembrada por Fabrício. Mas essa é a primeira vez que participo de uma solenidade de entrega de carteira para colegas de Feira e estou mito feliz pelo honroso convite feito pelo amigo Raphael”, disse Luiz Coutinho acrescentando a felicidade de ter sido agraciado com o Título de Cidadão Feirense oferecido pela Câmara Municipal. “Uma honra para mim”.

Luiz Coutinho disse ainda que a tônica da solenidade é a da importância dela na vida de cada um. “Reforço as palavras de Fabrício quando ele destaca a importância da felicidade na vida profissional. Eu tenho felicidade de ser advogado e digo a vocês que hoje é um novo dia e que a partir de agora vocês vão exercer a advocacia, para mim, a mais nobre das profissões. Estou formado desde 1996 e todos dias saio de casa para fazer uma coisa que me dar prazer que é advogar. E digo a vocês que é possível alcançar o êxito e construir uma carreira tendo como base a ética, a técnica e a persistência. E não esquecer que a advocacia é uma profissão que exige tempo. Tempo de arar, tempo de semear, tempo de cultivar para depois tempo de colher. Quem tiver pressa talvez não tenha um resultado tão imediato na advocacia”, afirmou.

MEU 1º TOKEN – Luiz Coutinho falou dos serviços e benefícios que a instituição oferece à advocacia, como o programa ‘Meu 1º Token’. “Nessas boas-vindas a caixa oferece gratuitamente um token a cada um de vocês, que pagarão apenas pelo valor da certificação digital, que é o mais baixo do mercado”, disse o sugerindo ao presidente Raphael Pitombo para que seja agendada uma data para que a CAAB realize um dia de certificação digital em Feira de Santana, de forma a beneficiar a jovem advocacia.