Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB disponibiliza computadores com programa de leitura de tela para advogados e advogadas com deficiência visual

Avançando ainda mais com políticas de inclusão, a Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia disponibiliza o programa NVDA de leitura de tela em todos os computadores do Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM) e na subseção da OAB-BA de Santo Antônio de Jesus. Assim, facilita a rotina de trabalhos dos associados com deficiência visual na consulta de processos eletrônicos e peticionamento.

A decisão da instalação do programa foi do presidente da Caixa de Assistência, Luiz Coutinho, que aprovou a sugestão do advogado Djalma Santos de Santana (OAB-BA 62.948), que é deficiente visual e está inscrito na subseção da OAB-BA de Santo Antônio de Jesus.

“Muitos desconhecem e existência desse programa, até porque é ele muito pouco divulgado. Somos deficientes mais temos eficiência e no Direito mostramos que somos capazes, mas sem a ajuda desse programa nossa trabalho é prejudicado”, afirma Djalma de Santana.

“Ouvimos a sugestão do colega Djalma e já disponibilizamos o programa nas máquinas do CCJM e em Santo Antônio de Jesus. E faremos o mesmo nas subseções que fizerem a solicitação à Caixa de Assistência, que também está atenta para a promoção de políticas inclusivas”, disse o presidente Luiz Coutinho.

O programa NVDA (NonVisual Desktop Access), que traduzido livremente para o português significa desktop de acesso não visual, faz a leitura de tela para sistema operacional Windows, capturando toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e a transforma em uma resposta falada, através de um sintetizador de voz.