Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Presidente da CAAB e secretário-geral da OAB-BA participam de conferência em Vitória da Conquista

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Coutinho, e o secretário-geral adjunto da OAB-BA, Maurício Leahy, participaram da ‘Conferência sobre os 5 anos de Vigência do CPC – eficácia, desafios e avanços que refletem mudanças sociais, jurídicas e tecnológicas no direito processual civil’, que foi aberta ontem (17/08) e prossegue até esta quinta-feira (19), na sede da subseção da Ordem em Vitória da Conquista. O evento foi realizado de forma híbrida, com transmissão pelo canal do Youtube da OAB-Conquista e teve mediação do advogado e jornalista Judson Almeida.

“Quero dizer da nossa alegria, do nosso contentamento em poder estar realizando um evento dessa magnitude, de grande importância, de grande relevância não apenas para os militantes, sobretudo, para sociedade. Na verdade, é para a sociedade que a gente destina o resultado do esforço do nosso trabalho”, disse o presidente da subseção Ronaldo Soares na abertura da conferência, que foi organizada pelo diretor-tesoureiro Ivalmar Garcez e a advogada Suilane Novais Lima.

Em sua fala, Luiz Coutinho manifestou o orgulho em participar do evento e reencontrar amigos em Vitória da Conquista, subseção parceira da CAAB na realização de programas e projetos voltados para o fortalecimento da advocacia. “É assim que devemos construir nossa advocacia. Livre, independente e forte”, acrescentou o presidente.

Maurício Leahy, que representou o presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, expressou a relevância da conferência para advocacia de Vitória da Conquista e região. “Alegria de ver uma discussão tão séria, tão honesta que está sendo travada aqui na subseção. Estou encantado com a organização do evento, com a qualidade das palestras que eu vi aqui hoje”, ressaltou.

Suilane Novais Lima, também falou da alegria em organizar a conferência. “A ideia do projeto, dessa conferência, foi minha e do doutor Ivalmar Garcez, mas tirar esse projeto do papel foi um trabalho coletivo”. Por fim, o advogado e organizador da conferência também se manifestou dizendo: “Minha palavra hoje é somente externar gratidão e orgulho”.

PALESTRANTES – O juiz da 1ª Vara Cível, Leonardo Maciel Andrade, ministrou palestra com o tema ‘5 anos de Código de Processo Civil: considerações sobre os institutos ainda não concretizados’.

O advogado Rennan Thamay, outro palestrante da noite de abertura, falou sobre ‘Precedentes judiciais’, abordando negócios jurídicos processuais e outras inovações que o código traz. “É um código novo, com muitas inovações, mas também, com alguns institutos tradicionais que não mudaram quase nada ou praticamente nada. Ainda assim, por ser um sistema novo, com ideologias novas, merece atenção e estudo dos nossos amigos advogados, magistrados e servidores em geral”, afirmou.