Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB entrega ampliação do projeto Meu Escritório com nova unidade no Comércio

A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) comemora mais um importante marco da gestão com a inauguração do Centro de Serviços da Advocacia, ampliação do projeto Meu Escritório unidade Comércio. A entrega do equipamento que beneficia advogados, advogadas e estagiários que atuam na Cidade Baixa ocorreu nesta sexta-feira (17/09), em cerimônia que contou com as presenças dos presidentes da OAB-BA e CAAB, respectivamente, Fabrício Castro e Luiz Coutinho. A unidade fica no 8º andar do Edifício Big, na Praça da Inglaterra, nº 06, no Comércio Confira galeria de fotos abaixo.

“Quero cumprimentar a todos e a todas nas pessoas dos delegados e delegadas da CAAB que estão aqui. Coutinho, nessa gestão nós conseguimos realizar muito. E conseguiríamos realizar muito mais se não fosse a pandemia, que nos trouxe tantas barreiras. Tanto eu quanto você temos um perfil de gestão de realizações. Com certeza, faríamos muito mais… Coutinho, termino minha gestão na OAB-BA junto com a sua à frente da CAAB e digo que termino esse ciclo de alma leve e feliz, porque, com as dificuldades que tivemos, nada foi possível de impedir nossas realizações em prol da advocacia baiana. Esse obra é um exemplo do carinho e respeito que temos com advogados e advogadas”, disse Fabrício Castro.

Prosseguindo, Fabrício Castro ressaltou que “Coutinho completa agora seis anos à frente da Caixa com muito trabalho. Podem afirmar que sua gestão trabalhou muito para levar serviços e benefícios para os associados. E com muita eficiência e capacidade de realização. Os fatos são os fatos, dizia Guimarães Rosa. Cada um tem a interpretação que quer dos fatos. E as realizações estão aí para quem quiser ver. Então, eu parabenizo de coração a sua diretoria e mais essa realização”.

“Nós formamos um grupo e graças a Deus ele é muito harmônico. E nada seria possível se não tivéssemos também, no Conselho Federal, um grupo muito coeso. E digo mais, a bancada da Bahia é uma das mais unidas no Conselho. Temos esses guerreiros Luiz Viana, Daniela Borges, Adonias Bastos, Ubirajara Ávila e Ilana Cátia. Gente, eles ajudaram muito o nosso trabalho. Muito do que fizemos foi com recursos que nós conseguimos trazer de lá, com o trabalho dos conselheiros e o apoio que eles deram a Luiz Viana na vice-presidência da OAB”, pontuou o presidente da Ordem.

Em sua fala o presidente da CAAB destacou que a obra foi feita como muito carinho. “Como as demais que implementamos em prol da advocacia em nossa duas gestões à frente da Caixa de Assistência. Esse espaço esteve por quase 20 anos alugado. Com a pandemia nos foi devolvido porque a empresa que funcionava aqui quebrou. Tentamos vender ou realocar e não conseguimos. Vimos que não iríamos conseguir nenhuma coisa nem outra. Então, conversei com nossa diretoria e decidimos investir os recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) que não tínhamos usado, na transformação do espaço nessa unidade Meu Escritório no Comércio, promovendo mais uma ampliação desse projeto que é um dos maiores legados de nossa gestão para a advocacia baiana”.

Ainda de acordo com Luiz Coutinho, a unidade Comércio do Meu Escritório é mais uma marca da gestão, que vai transformar o dia a dia dos advogados que atuam na área da Cidade Baixa, em especial a jovem advocacia que ainda não dispõe de escritório próprio. “Com a pandemia, muitos colegas perderam o empregou ou se viram obrigados a fechar seus escritórios. Essa unidade do Meu Escritório foi pensada com carinho para entregar à advocacia, a esses colegas, um escritório para chamarem de seu e usarem no dia a dia do exercício da profissão. Usem, divulguem e sejam felizes. Agradeço a todos de minha diretoria, ao presidente Fabricio Castro, à colega Daniela Borges”.

O ex-presidente da Caixa de Assistência, David Bellas, compareceu à cerimônia de inauguração da unidade. “Hoje é, sem sombra de dúvidas, um dia de festa para a advocacia baiana. Com entrega dessa ampliação do Meu Escritório a CAAB avança muito mais e beneficia, principalmente, aqueles que labutam aqui no Comércio, na Justiça do Trabalho, e aqueles trabalham como providencialista. Isso porque aqui vai funcionar um posto avançado do INSS, voltado ao atendimento de advogados e advogadas. Sem dúvida que essa obra, da atual gestão, dá segmento e aumenta em   muito tudo aquilo que a CAAB faz em prol da advocacia baiana. O braço social da OAB-BA que está no dia a dia próxima de advogados e advogadas. Uma obra maravilhosa”.

“Estou impressionada com essa realização da CAAB, um Centro de Serviços da Advocacia que amplia o programa Meu Escritório com essa unidade no Comércio. Com certeza, um presente para toda a advocacia baiana, em especial a advocacia trabalhista. Vale a pena conhece o espeço que está muito bacana, moderno e funcional”, disse a advogada Christianne Gurgel ao elogiar o equipamento entregue a advogados, advogadas e estagiários da Ordem.

SOBRE O CENTRO DE SERVIÇOS – No local os advogados, advogadas e estagiários contam com quatro salas do programa Meu Escritório, para atendimento de clientes, o Auditório Luiz Gama com capacidade para 65 pessoas, uma sala de reunião para 12 pessoas, sala com cinco computadores para consulta de processos eletrônicos e peticionamento, sala de estudos com capacidade de receber cinco pessoas, sala de espera e recepção. Tudo montado com padrão de excelência, o que concorre para contribuir com o exercício da profissão.

Outra novidade, que vai beneficiar os profissionais que atuam na área do direito previdenciário é o posto avançado do INSS, onde os associados poderão dar encaminhamentos e realizar consultas de processos de clientes ligados à Previdência Social.

Com a inauguração da unidade do Centro de Serviços da Advocacia no Comércio a Caixa de Assistência dá ainda sua contribuição para uma antiga reivindicação da sociedade baiana que é o incentivo à revitalização do bairro do Comércio, fazendo com que volte a ser um dos principais pontos financeiros da capital baiana. Sem esquecer o acolhimento aos advogados, advogadas e estagiários que atuam naquela área da cidade.

AMPLIAÇÂO NO CCJM – No dia 09/08 a Caixa de Assistência retomou em 100% a oferta de serviços e benefícios na Unidade de Serviços da Advocacia, que funciona no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado Fórum Ruy Barbosa, na Mouraria. O local, que já contava com serviços de engraxate e esmalteria, ganhou uma barbearia e um café. Os banheiros passaram a contar com acessibilidade.

O programa Meu Escritório, que disponibilizava seis escritórios para atendimento de cliente e uma sala de reunião, ganhou uma Sala de Sustentação Oral equipada para sessões telepresenciais. Espaço adequado para a defesa dos interesses e direitos dos clientes, garantindo a eles o devido e justo acesso à Justiça.