Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

CAAB cria Auxílio Emergencial Enchentes em prol dos advogados e advogadas afetados pelas chuvas no interior baiano

 

A Campanha SOS Chuvas, criada pela OAB-BA para arrecadar donativos para as vítimas das fortes chuvas que atingiram milhares de famílias nas regiões sudoeste, sul e extremo sul da Bahia, acaba de receber um importante reforço da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), que implementou o Auxílio Emergencial Enchentes, que visa minimizar os prejuízos enfrentados por advogados e advogados que residem e atuam nessas regiões e que foram diretamente afetadas. A CAAB abriu mais dois novos postos de arrecadação de donativos. Agora além do posto da OAB-BA as doações estão sendo recebidas no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), Campo da Pólvora ao lado do Fórum Ruy Barbosa e na sua sede em Nazaré (Praça Conselheiro Almeida Couto, 656).

O Auxílio Emergencial Enchentes foi instituído por meio da Resolução de nº 01 de 03 de janeiro de 2022. “A CAAB vai atuar desempenhando o seu papel principal, acolher os colegas da advocacia que enfrentam adversidades”, disse o presidente da instituição, Maurício Leahy, lembrando que “desde o agravamento da situação nessas cidades trabalhamos para identificar os advogados e advogadas que foram atingidos diretamente e que precisam do apoio da instituição”.

Prosseguindo, Leahy afirmou que manteve contatos com os presidentes das subseções da OAB-BA localizadas nessas regiões e solicitou que fossem identificados todos os colegas afetados. “Essa etapa nos permitiu estruturar a distribuição dos recursos de maneira efetiva, agradeço aos presidentes das subseções que se mobilizaram conosco”.

Maurício Leahy mantém contatos frequentes, inclusive fora da Bahia, para arrecadar mais recursos que garantam a execução dessa importante ação social. A Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), através do seu coordenador geral Pedro Zanette Alfonsin, apoiou de imediato essa iniciativa e, dessa forma, contribui para que o Auxílio Emergencial Enchentes chegue a quem precisa.

“Pedro Alfonsin, reconheceu a importância da iniciativa da CAAB e garantiu não só apoio financeiro como também em uma campanha nacional de divulgação”, acrescentou Leahy que também destacou o apoio recebido pelo Dr. Ricardo Oliveira de Menezes, presidente da Caixa de Assistência do Rio de Janeiro (CAARJ). “Estamos otimistas quanto a adesão dos demais dirigentes de outras Caixas de Assistência”, destacou Leahy.

NOVOS POSTOS E PIX – Com a exitosa campanha SOS Chuvas a OAB-BA já arrecadou e repassou ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia mais de sete toneladas de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e roupas. Com o objetivo de ampliar a arrecadação desses donativos e também oferecer comodidade a quem quer ajudar, a Caixa de Assistência abriu dois novos postos sendo um em sua sede no bairro de Nazaré e outro no Centro de Cultura João Mangabeira (CCJM), ao lado do Fórum Ruy Barbosa.

Além das novas frentes de ação a campanha SOS Chuvas, da OAB-BA, passa a contar ainda com a possibilidade de doação em dinheiro por meio do pix 14.259.469/0001-54 (CNPJ). A nova opção foi criado pela seccional exclusivamente para essa finalidade, e todo o recurso arrecadado será revertido em donativos para os desabrigados.

“Ampliamos nossa rede de ajuda para que possamos contemplar um maior número de pessoas. A OAB-BA sempre teve papel atuante nas causas sociais, não seria diferente agora. Estamos nos mobilizando com a Caixa e contamos com o apoio da classe em uma grande rede de solidariedade. Toda ajuda é importante”, destacou a presidente da OAB-BA, Daniela Borges.

Confira a Resolução clicando aqui.