Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Em posse do Conselho Seccional da OAB-BA, presidente da CAAB reitera compromissos com a advocacia

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Maurício Leahy, participou na noite desta quinta-feira (20) da solenidade posse do Conselho Seccional da OAB-BA, realizada no Centro de Convenções de Salvador. Por conta do aumento no número de casos de Covid-19 em todo o Estado, a cerimônia foi realizada em formato híbrido (presencial e online), seguindo todas as recomendações de segurança determinadas pelas autoridades sanitárias. Confira galeria de fotos abaixo.

A cerimônia foi presidida por Daniela Borges, primeira mulher eleita para comandar a OAB da Bahia em 90 anos de existência da instituição. Entre autoridades, representantes da advocacia e do Poder Judiciário presentes de forma presencial ou online, o evento contou com as participações dos conselheiros federais eleitos para o triênio 2022-2024, Fabrício Castro, ex-presidente da seccional, Luiz Viana e Luiz Coutinho, além do conselheiro federal por Santa Catarina, Rafael Horn, que assumirá, no dia 31 de janeiro, a vice-presidência do CFOAB.

Em seu discurso, Maurício Leahy reiterou os compromissos com a advocacia baiana. “ A crise ainda não acabou e, portanto, temos um objetivo principal, nesses primeiros meses, que é seguir prestando o apoio incondicional aos colegas que ainda enfrentam os severos impactos gerados pela pandemia”, afirmou.

O presidente da CAAB destacou que vai ampliar os auxílios e fazer com que os serviços da instituição cheguem, cada vez mais, a advogadas e advogados de toda a Bahia. Ele lembrou ainda dos impactos sofridos pela população das regiões atingidas pelas chuvas no final de 2021, o que fez com que a Caixa de Assistência implementasse um auxílio emergencial para atender advogados e advogadas que tiveram prejuízos por conta das enchentes.

“Temos um único objetivo daqui em diante: a construção de um futuro melhor e de um novo tempo para toda a advocacia. Farei o que estiver ao meu alcance para contribuir com esse objetivo. Coragem e disposição não faltam para trabalhar todos os dias em favor de toda a advocacia”, apontou Maurício.

Momento histórico

Durante a cerimônia, Maurício reforçou ainda o momento histórico vivido pela advocacia baiana, com a eleição da primeira mulher presidente da OAB da Bahia. “Um momento para ficar guardado em nossos corações. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa história e sei que, para o próximo triênio, OAB e CAAB seguirão lado a lado, cumprindo suas missões institucionais, mas mantendo a linha comum de atender aos anseios da advocacia”.

Daniela Borges, por sua vez, lembrou das lutas travadas ao longo dos últimos anos para aprovação da paridade de gênero. “Seria impossível estar aqui hoje e não estar profundamente emocionada. A emoção que carrego é minha, mas é também de todas as mulheres que sonharam e sonham com igualdade, que lutaram e lutam por igualdade”, afirmou.

A presidente da seccional baiana destacou que, hoje, as mulheres advogadas já representam mais de 50% nos quadros de inscritos da OAB na Bahia e no Brasil. Já entre aqueles com até cinco anos de inscrição, segundo Daniela, as mulheres são 64%. “Mas os obstáculos ainda são muitos. As mulheres advogadas enfrentam todos os desafios da profissão, mas também enfrentam dificuldades que decorrem da desigualdade de gênero”, reforçou.

Daniela pontuou ainda o papel da OAB da Bahia, no sentido de uma construção coletiva “protagonizada por mulheres e com homens aliados”. “Acredito que as mudanças acontecem quando cada uma, cada um de nós se compromete em fazer a sua parte para que as mudanças aconteçam”, concluiu.

As eleições em todo o Sistema OAB, realizadas em novembro de 2021, forma marcadas pela paridade de gênero e as cotas raciais na composição das chapas. Na Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, a formação da diretoria também levou em conta a observância dessas políticas: a diretoria é paritária, formada 50% por homens e 50% por mulheres, além de contar com quatro diretores autodeclarados negros.