Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Aulão de Capoeira do ADVerão CAAB movimenta o Jardim de Alah

O ‘Aulão de Capoeira’ que a Caixa de Assistência promoveu na manhã desta sábado (12/02) na tenda do ADVerão CAAB movimentou o Jardim de Alah reunindo advogados, advogadas, o mestre Tonho Matéria e sua turma da Associação Cultural de Capoeira Mangangá. Quem marcou presença se divertiu, interagiu, exercitou o corpo e aprovou mais uma etapa do programa de incentivo ao esporte que a CAAB realiza em Salvador até o dia 20/02 e que depois segue para o interior do Estado. Confira aqui a galeria de fotos.

O presidente da CAAB, Maurício Leahy, lembrou que o ADVerão é um projeto consolidado e nessa edição traz outras opções de esportes, possibilitando que as pessoas tenham contato e, se tiverem interesse e aptidão, comecem a praticar. “Tivemos aulões de boxe, muay thai, jiu jitsu e hoje a capoeira. Isso não só para estimular a prática esportiva como também para apoiar a capoeira, esse esporte que já é consolidado em nosso Estado. Assim, conseguimos também integrar o esporte e o lazer com a cultura dentro do projeto. Nosso objetivo é repercutir o que já funciona e trazer novidades, uma cara nova, uma roupagem nova porque isso faz parte do novo tempo CAAB”.

Responsável por edições passadas do ADVerão CAAB, o ex-presidente da Caixa de Assistência e atual conselheiro federal da OAB-BA, Luiz Coutinho, prestigiou o evento e encarou o mestre Tonho Matéria, mostrando que tem ginga e bom preparo físico. “Muito legal e divertido esse aulão de capoeira. Maurício e sua diretoria estão de parabéns com as inovações que estão sendo promovidas no projeto. A CAAB está sob o comando de uma grande diretoria”, pontuou.

O ex-presidente da OAB-BA e atual conselheiro federal da Ordem, Fabrício Castro, esteve no Jardim de Alah para conferir o aulão e parabenizou a diretoria da CAAB pelo incentivo à prática esportiva entre advogados e advogadas. “Maurício e sua diretoria estão de parabéns. Na minha gestão à frente da Ordem (2019-2021) ele foi o nosso secretário-geral adjunto e mostrou muito profissionalismo na defesa dos interesses da advocacia baiana. Portanto, sei que fará uma excelente gestão na presidência da CAAB”.

“Mais um aulão muito legal. Tenho vindo aos sábados no Jardim de Alah e essa inovação que o ADVerão CAAB traz para advogados e advogados é uma iniciativa muito boa. Além de integrar a classe oferece a possibilidade dos colegas terem contato com esportes que poderão vir a praticar. Maurício e sua diretoria estão de parabéns”, disse o tesoureiro da OAB-BA, Hermes Hilarião.

A diretora de esportes da Caixa de Assistência, Juliana Camões, não esconde a alegria com o sucesso dos aulões do ADVerão CAAB. “Fico contente porque os colegas compareceram e estão felizes. No primeiro ano dessa gestão do presidente Maurício Leahy a proposta para o ADVerão é de inovação e de inclusão. Estamos conseguindo ter representatividade em várias modalidades esportivas, buscando agregar ainda mais a advocacia”.

A diretora da CAAB Vanessa Lopes também participa dos aulões do ADVerão e leva o filho David, que encara os desafios do esporte. Ele ficou empolgado com o aulão de jiu jitsu. “Mais um aulão legal, divertido e proveitoso. Colocar o corpo em movimento é sempre muito bom e ter a opção de várias modalidades esportivas é melhor ainda. É saúde em movimento”, destaca.

Marcos Bomfim, diretor da Caixa de Assistência, marcou presença e se reencontrou com a capoeira anos depois. “Havia 15 anos que eu não entrava em uma roda de capoeira e hoje o ADVerão me proporcionou esse momento de reencontro com essa modalidade esportiva que sempre gostei de praticar. Pode ter certeza, foi muito legal”.

“Esse reencontro com a capoeira foi muito legal. Não treinava desde 2005 e depois dessa roda já estou com vontade de voltar a jogar capoeira. Ainda mais que a capoeira tem uma conexão ancestral, tem o toque do atabaque que é uma coisa única. É o ADVerão contribuindo também para o encontro ancestral da advocacia com algo que é constituinte do nosso Estado e do nosso país, uma vez que a capoeira é um esporte tipicamente brasileiro. A CAAB está de parabéns por devolver essa conexão para a advocacia”, disse o presidente do Clube dos Advogados, Fernando Santos.

Quem também tem marcado presença nos aulões do ADVerão CAAB é o advogado Marinho Soares, outro praticante de capoeira que não resistiu e entrou na roda para mostrar que está em forma. “Essas ações da CAAB são essenciais porque a prática do esporte não é só uma questão física, tem também a questão mental. Além da interação entre a classe. Estava há muitos anos sem jogar capoeira, mas como Tonho Matéria é um amigo de velhas datas não tive como ficar de fora”, disse parabenizando as ações da Caixa de Assistência.

“O incentivo à prática esportiva já é uma tradição da CAAB com o projeto ADVerão e nessa gestão venho observando um redimensionamento, uma ampliação no atendimento, na assistência… Na verdade, a CAAB deixou de ser uma Caixa de Assistência e passou a ser um espaço de agregação, de integração e de cuidado com a advocacia baiana. Então, a CAAB dá um exemplo para outras caixas que também fazem trabalhos extraordinários. Mas aqui na Bahia, com essas atividades ao ar livre, interativas. Isso é muito bacana”, disse Sérgio São Bernardo que é o responsável pela Coordenação de Inclusão da Diversidade, recentemente criada e ligada à presidente da OAB-BA.

O mestre Tonho Matéria também elogiou a ação da Caixa de Assistência. “Superimportante essa iniciativa da CAAB porque a capoeira é um complemento para o desenvolvimento cognitivo, intelecto, psíquico, cultural, social e artístico. É assim, através da arte da capoeira, que esses jovens do Mangangá vão descobrindo suas profissões. E nada melhor do que ter advogados e advogadas próximos, pois servem como estimulo para inspirá-los a serem futuros advogados, advogadas, juízes, promotores dentre outras profissões. Isso é muito importante e eu fico grato em ter recebido esse convite da CAAB para montar essa roda com a turma da Mangangá”.

Jonata Wiliam, presidente da Comissão da Advocacia Negra da OAB-BA, também foi conferir o ‘Aulão de Capoeira’ e parabenizou as ações da diretoria da Caixa de Assistência. “Essas atividades são importantes porque conectam a advocacia com as demandas culturais que temos em nossa cidade e no nosso Estado. Então, na Roma Negra que é Salvador, a capital mais negra fora do continente africano, é muito importante que resgatemos nossa ancestralidade e preservemos as manifestações culturais como a capoeira”.