Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Maurício Leahy participa de solenidade de posse de Bárbara Mariani na presidência da subseção da OAB-BA de Barreiras

Em mais uma prova que a paridade de gênero nos cargos diretivos da OAB da Bahia é um exemplo a ser seguido em todo o país, mais uma mulher é empossada na presidência de uma subseção da Ordem. Trata-se de Bárbara Mariani, que vai comandar a advocacia em Barreiras no triênio 2022-2024. A solenidade de posse ocorreu na noite desta quarta-feira (23/02) e contou com as presenças dos presidentes da OAB-BA e da Caixa de Assistência dos advogados da Bahia (CAAB), respectivamente, Daniela Borges e Maurício Leahy, de dirigentes da Ordem, advogados, advogas e autoridades do município e região. Confira abaixo galeria de fotos.

Ao discursar Bárbara Mariani falou da emoção de assumir a presidência da subseção e da certeza que tem uma diretoria coesa e disposta a trabalhar pela advocacia de Barreiras e das cidades que a subseção abrange. “Nossa diretoria tem um lema a ser seguido que é a busca incessante pela valorização da advocacia e a luta pela defesa de nossas prerrogativas”, pontuou acrescentando que não faltará garra para que isso sela alcançado.

Daniela Borges lembrou que a posse é um momento marcante pois representa o início de um novo ciclo. “Muito mais importante ainda por ser o ano em que a OAB-BA completa 90 anos e, pela primeira vez, tem na presidência e vice-presidência duas mulheres, lembrando a vice Christiane Gurgel. E não para por aí. Nesse início de triênio a OAB da Bahia conta com 11 mulheres presidindo subseções, como é o caso de Bárbara Mariani”, disse ressaltando que “Estaremos ao lado da advocacia de Barreiras e região enfrentando os mais diferentes desafios que virão nos próximos três anos”.

Maurício Leahy parabenizou a presidente empossada Bárbara Mariani e disse acreditar no sucesso do trabalho de sua diretoria, o que vai representar muitas conquistas para a advogados e advogadas inscritos na subseção de Barreiras e municípios por ela abrangidos. “Iniciamos um novo tempo na advocacia baiana, marcada por um momento histórico, nesse triênio quando temos a primeira mulher eleita presidente na OAB-BA. Sob a ótica desse novo tempo, assumo o desafio de presidir a Caixa de Assistência com muito orgulho, entusiasmo e compromisso com a advocacia do interior”.

“Na CAAB, faremos chegar, de forma indistinta, a todos os colegas, os nossos serviços prestados. Também estaremos atentos às demandas específicas do interior, pois sabemos das peculiaridades de cada realidade. É um novo tempo e tempo de evolução, na busca por um futuro melhor para a advocacia. Na Caixa de Assistência, cumprimos uma missão do ponto de vista assistencial para a advocacia, com ações que contribuam de forma prática para o dia a dia da profissão, e também ações que contemplem os cuidados com saúde, bem-estar e qualidade de vida”, acrescentou o presidente destacando que na vice-presidência da subseção está outra mulher, Elza Victor, com muito trabalho prestado à advocacia e que foi delegada da CAAB em Barreiras.

Maurício Leahy falou também da pandemia do novo coronavírus que levou muitos colegas a enfrentarem situações difíceis, alguns abandonando escritórios e outros até mesmo fechando escritórios. “Por conta dessa situação que ainda enfrentamos entendo que precisamos trabalhar na ressignificação da advocacia para esses colegas, tanto na capital quanto no interior. E para que consigamos isso é preciso atuar de forma que eles voltem a ter orgulho de ser advogado, de ser advogada. De forma que eles batam no peito e digam que podem se sustentar e sustentar a família com a profissão que abraçou”.

Também participaram da solenidade o tesoureiro da OAB-BA Hermes Hilarião, o secretário-geral adjunto Ubirajara Ávila, o conselheiro federal Luiz Viana além de presidentes e ex-presidentes de subseções da região.

DIRETORIA – No triênio 2022-2024 a presidente Bárbara Mariani vai presidir a subseção com o apoio de Elza Victor (vice-presidente), Plínio Santos (secretário-geral), Daniel Nogueira (secretário-geral adjunto) e Lílian Oliveira (tesoureira).

A subseção de Barreiras abrange os municípios de Angical, Baianópolis, Barra, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Muquém do São Francisco, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.